TEDxAveiro marcado para 26 de Maio com "viagem no tempo".

2018-05-18 17:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A organização do TEDxAveiro 2018 espera mais um "momento de partilha e inovação" com a realização da edição deste ano.

O dia 26 de Maio, no Centro de Congressos de Aveiro, anuncia uma 'Viagem no Tempo' com 12 oradores e três performances artísticas.

Elvira Fortunato, pioneira na criação de um transístor onde o material é papel, Francisco Gaspar (Ciber Segurança), Catarina Carvalho (jornalista) Henrique Jorge (rede social ETER9), Ruzbeh Bacha (CEO e fundador da startup CityFALCON) e o físico teórico, Carlos Fiolhais, são algumas das figuras que vão passar pelo palco.

Sara Moreno Pires, investigadora na UA, descobre como será possível atuar sobre a sociedade e o ambiente de forma sustentável. É uma das vozes que faz a ponte com a academia.

O Pro- Reitor Filipe Teles, assume que o 'Tedx' faz parte da academia e da cidade. (com áudio)

Ribau Esteves realça o TEDx como parte da oferta diferenciadora da cidade com capacidade ara atrair públicos (com áudio).

O moderador, André Cester Costa, revelou a variedade e a pertinência das ideias que vão ser partilhadas já no próximo dia 26 de Maio, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Desde o futuro do dinheiro, à possibilidade de vida eterna virtual, eletrónica invisível, nanotecnologia, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo no passado, o papel das bibliotecas até Marte na Terra, ninguém vai sair indiferente desta viagem no tempo que ambiciona ser indutora de mudança na comunidade.

E sobre o conceito de empreendedorismo e inovação lembrou que nem tudo foi descoberto nos dias de hoje conforme vai provar um dos oradores deste ano (com áudio).

Maria José Ramalheira, diretora do CCGlicínias, patrocinador desde 2011 e o principal da edição deste ano, defende que o sucesso do evento deve-se à “criatividade da organização e à expectativa que causa”.

Rogério Santos, participante por repetidas vezes no TEDxAveiro, contou como este o inspirou a sair da plateia e a colaborar num projeto de um orador que conheceu graças aos momentos de networking do evento.

Deixou o apelo à assistência para que saíssem do lugar confortável de espetador e “não tivessem medo de falar com os oradores”, o que no caso do Rogério resultou numa colaboração, como designer, no projeto Findster.

Como teaser da edição deste ano, foi apresentado o criativo vídeo criado pela LOBA a partir do mote do TEDxAveiro 2018, deixando já o convite à reflexão sobre o conceito do tempo.

O segundo painel de convidados foi composto por oradores de edições passadas e de 2018 que trocaram conselhos e partilharam a sua experiência TEDx.

João Magalhães e Vânia Calisto revelaram o peso da responsabilidade que sentiram quando o convite lhes surgiu. No entanto, aceitariam outra vez sem hesitar, pois, apesar da dificuldade de gerir as emoções e expectativas da plateia, capacitou-os de desconstruírem as suas ideias para um público que está à espera de ser inspirado, ajudando-os na projeção dos seus trabalhos.

João Afonso, reforçou a importância dos momentos de networking para o seu projeto Musikki, que trouxe ao palco do TEDxAveiro numa edição passada.

Sara Moreno Pires, oradora na edição deste ano, confessou que gostaria de poder já viajar no tempo até ao dia do evento, mostrando-se determinada a desafiar a plateia a pensar sobre o porquê da “comunicação que usamos hoje, não produzir os efeitos que desejávamos, no tempo em que estamos”.

No fim da sessão de apresentação destaque para a presença do Duo Yin Yang, composto por Catarina Silva e Inês Arede que irão estar no palco do TEDx.

No dia 26 de Maio, entre as 14h00 e as 19h45, no Centro de Congressos de Aveiro, propõe-se uma viagem no tempo.