Tecnologia produzida no Concelho de Ílhavo vai dar suporte técnico às dragagens na Ria de Aveiro.

2019-01-30 17:57

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Tecnologia produzida no Concelho de Ílhavo vai dar suporte técnico às dragagens na Ria de Aveiro.

A dragagem vai apostar num sistema que faz a ligação direta da ria ao mar com tubagens e aproveita sedimentos para reforçar a orla costeira.

Raul Martins, assessor de uma das empresas (MMAS) do consórcio que venceu o concurso, já explicou que se trata de uma solução inovadora, produzida localmente, e que vai causar menos impacto na região. (com áudio)

Investimento de 17,5 milhões que vai marcar uma era nova na Ria abrindo caminho a novos investimentos turísticos.

A sessão de assinatura dos contratos das empreitadas de "Transposição de sedimentos para otimização do equilíbrio hidrodinâmico na Ria de Aveiro - Lotes 1 e 2" está marcada para sábado, dia 2 de Fevereiro, às 14h30, na Marina do Carregal, em Ovar.

O destaque da operação vai mesmo para o sistema de dragagens que dispensou a aquisição de material de outros países. O projeto será sustentado tecnicamente em soluções produzidas no Concelho pela 'José Ruas LDA'. (com áudio)

Raul Martins, antigo administrador portuário, afirma que "é um momento de viragem porque vai permitir a chegada à Ria de novos serviços turísticos e pode facilitar a criação de praias fluviais em Ílhavo e Vagos".

Entrevista ao programa “Conversas”. Para ouvir às 19h00.