Tecnologia em força na vida das Autarquias.

2018-11-08 09:22

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

As novas Tecnologias estão preparadas para entrar no jogo da cidadania.

O 38.º Colóquio Nacional da Associações dos Trabalhadores da Administração Local veio confirmar que os mecanismos de participação pública e transparência estão cada vez mais associados às novas tecnologias.

Plataformas marcaram presença no encontro de três dias em Aveiro para mostrar as valências da tecnologia.

A plataforma Vortal, líder em contratação eletrónica a nível mundial, procura “reunir” os compradores públicos e privados com uma comunidade internacional de fornecedores. Em processo de “contratação eficiente e competitivo”.

Municípios, cidades, governos regionais e organismos nacionais de contratação estão agregados por esta base.

A representante da plataforma presente no evento de Aveiro assegurou que há condições para os funcionários públicos garantirem ferramentas agéis e eficazes (com áudio)

A Wiremaze, empresa com soluções de eGovernment local e eTourism em Portugal, explica que o objetivo é simplificar a vida aos clientes onde se encontram já mais de 115 autarquias “ajudando-os a criar uma sociedade de e para os cidadãos” (com áudio)

As respostas tecnológicas podem ajudar a minorar problemas mas não resolvem tudo. Francisco Correia, Presidente da Direção da ATAM, queixou-se, em declarações à Terra Nova, do "excesso de burocracia imposto às Autarquias locais".

O encontro de Aveiro terminou com a distinção das Associações dos Trabalhadores da Administração Local ao autarca de Aveiro. Ribau Esteves finalizou o colóquio com o recado aos responsáveis políticos para darem mais atenção a este tipo de fóruns (com áudio)