Tecnologia de Sever do Vouga aplicada no caiaque de surfski mais leve do mundo.

2018-05-10 07:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O caiaque de surfski mais leve do mundo é feito em Portugal com tecnologia produzida no VougaPark-Centro de Inovação, em Sever do Vouga. Construído com fibra de carbono reforçada de grafeno, o caiaque é fruto da parceria entre a Graphenest e a Sipre.

A Sipre-Sociedade de Plásticos Reforçados de Esposende, empresa que se dedica à construção e comercialização de caiaques desde 1898, lançou o desafio à Graphenest-Advanced Technology, que desenvolve tecnologias inovadoras baseadas no grafeno. O resultado foi a otimização de um modelo já existente, o “Ackua 575”, que agora pesa apenas 9,3Kg, com todos os acessórios incluídos.

Além do peso, destaca-se, entre as vantagens, a melhor resistência mecânica e química, assim como a durabilidade. Características fundamentais para os caiaques de surfski.

Nesta nova vertente da canoagem, os equipamentos são desenvolvidos especificamente para a prática no mar, em que se privilegia os percursos downwind, com vento e ondulação a favor, de forma a atingir maiores velocidades, daí a importância do peso e da resistência dos materiais utilizados, o que faz com que o grafeno seja uma excelente opção.

A versão otimizada do “Ackua 575” foi apresentada pela primeira vez em Boston, durante um evento inserido no programa de aceleração da TechStars, do qual a Graphenest fez parte. A apresentação contou com a participação de cerca de 500 pessoas, incluindo a Força Aérea dos EUA e o US Business Angels.

Apesar dos excelentes resultados já conquistados, o modelo encontra-se ainda em fase de testes e desenvolvimentos. Num futuro próximo, a Graphenest espera implementar novas melhorias no modelo.

Criada em julho de 2015, após um investimento da Portugal Ventures, a sede das operações da Graphenest-Advanced Nanotechnology é em Sever do Vouga, mais precisamente no VougaPark-Centro de Inovação, que tem acompanhado a empresa desde o primeiro momento.

Os seus fundadores são Bruno Figueiredo, diretor científico e doutorado em Engenharia Química, Rui Silva, diretor técnico e mestre em Engenharia Química, e Vítor Abrantes, administrador e licenciado em Tecnologia e Design do Produto.