TechDays Aveiro 2016: "Melhoria dos sistemas de segurança é prioridade".

2016-09-15 16:42

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Já começou o TECHDAYS Aveiro 2016, que decorre entre os dias 15 e 17 de setembro no Parque de Exposições de Aveiro e junta empresas, investigadores, empreendedores, criativos e o público em geral no Parque de Feiras de Aveiro. A Região assume que o evento é crucial para afirmar o cluster das novas tecnologias.

O presidente da Câmara de Aveiro associou o investimento no Tech Days a ações como a incubadora de empresas da Região de Aveiro, a divulgação das linhas de apoio ao empreendedorismo do Portugal 2020, as candidaturas aos programas de desenvolvimento local de base comunitária, o Parque de Ciência e Inovação e a candidatura às áreas de localização empresarial como forma de qualificar a Zona Industrial de Taboeira.

"Estamos a fechar investimentos muito importantes na área da indústria, do imobiliário e do grande comércio, de investidores nacionais e de dimensão internacional. Temos um conjunto de oito investimentos com um valor total de 420 milhões de euros, geradores de 450 novos postos de trabalho, alguns com problemas para resolver, para prosseguirmos este caminho de crescimento".

O reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, destacou a importância de formar para a inovação. “É preciso formar para a mudança, investigar para a inovação, cooperar para passar o conhecimento à economia".

O responsável tecnológico do grupo Altice, Alexandre Fonseca, falou da instalação do Altice Labs em Aveiro. O centro de inovação e desenvolvimento do grupo está em Aveiro e já com uma história de sucesso. "Nove meses depois, o compromisso é um sucesso, porque comercialmente estamos a atingir o objetivo de crescer na venda de produtos tecnológicos para todo o mundo: temos mais de 20 projetos ativos em todo o universo Altice, municiando operadores dos EUA, França, Israel, República Dominicana e África, com tecnologia e capital intelectual português".

A empresa vai lançar o prémio “Inovação PT" com 15 mil euros para “startups” e 5 mil euros para finalistas de Mestrados e Doutoramentos.

Na abertura do encontro, o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, disse que há interesse de investidores no setor. Revelou que à linha de investimento com capitais de risco, que tem 100 milhões de euros disponíveis, candidataram-se 26 sociedades, que querem constituir fundos de capital de risco em Portugal e cujas intenções de investimento ascendem a 427 milhões de euros, com uma comparticipação pública de 196 milhões de euros. Anunciou, ainda, o lançamento dos vales de incubação que vão disponibilizar 10 milhões de euros para as 'startup' contratarem serviços às incubadoras e se integrarem em redes.

No primeiro dia, o destaque no debate foi para o setor da informação e para a segurança. A melhoria dos sistemas de segurança foi um dos temas em foco nos primeiros painéis, com a participação de especialistas internacionais a garantirem que o esforço é minimizar riscos, garantir privacidade e agilidade nos sistemas. Caso algum destes princípios seja comprometido "é mais difícil incrementar, por exemplo, o comércio eletctrónico". (com áudio)

O evento decorre entre hoje e sábado no Parque de Exposições de Aveiro e junta empresas, investigadores, empreendedores, criativos e o público em geral no mesmo palco para debater e experimentar o futuro.

A sessão de abertura ficou ainda marcada pela apresentação do Prémio Inovação PT que vai atribuir prémios de 15 mil euros para as melhores start-ups.