Tech Days reúne em Aveiro os melhores do sector das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica.

2016-05-02 17:08

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O sector das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica volta a reunir em Aveiro num evento de grande dimensão que promete um verdadeiro Fórum de Tecnologia. Este evento, nos dias 15, 16 e 17 de Setembro, irá envolver centros de investigação e desenvolvimento, as empresas do sector e os utilizadores institucionais, irá associar as empresas ao sistema científico e tecnológico e aos mecanismos de financiamento nacionais, num espaço de discussão, difusão de conhecimento, criação de rede e parcerias em Portugal.

O Instituto de Telecomunicações, em colaboração com a Universidade de Aveiro, o TICE.PT, Inova-Ria e Câmara Municipal de Aveiro com o apoio do grupo Altice, surge como o pilar da organização.

Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro, assume que este é um desafio estruturante no futuro da região. Este ano entra em funcionamento o novo Parque da Ciência e Inovação (PCI). Ribau Esteves não esqueceu essa questão. "É o único do país agregado a uma Universidade. Será um elemento positivo de progressão comunitária e potenciador do empreendedorismo e da actividade económica local", disse.

O Reitor da Universidade de Aveiro destaca as áreas que a Universidade considera nucleares e que têm posição de destaque no Tech Days. A área da saúde surge como uma das novas apostas. A UA na área das ciências médicas "não considera essa uma área/opção secundaria", vincou. "É uma área que se liga com quase tudo", reforçou.

Vasco Lagarto, em representação da plataforma Tice.pt, que agrupa as empresas tecnológicas portuguesas, realça a ligação intima de Aveiro com as telecomunicações. (com áudio)

O Fórum Nacional de Tecnologia, que já foi experimentado em Aveiro, regressa nos dias 15, 16 e 17 de Setembro "com ambição de crescimento".