"Somos a única escola de referência bilingue para alunos surdos no distrito de Aveiro" - Maria João Vilarinho.

2016-04-21 11:00

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Uma escola ao serviço de alunos surdos do distrito de Aveiro. A Escola de Referência de Ensino Bilingue para alunos Surdos de Ílhavo celebrou o 16º aniversário em tarde de convívio na escola secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes. Maria João Vilarinho, coordenadora deste serviço, lembra que há um trabalho de base mas também uma aposta na criação de condições para a inserção no mercado de trabalho.

“Chegando ao 12º integrando-os no mercado de trabalho ou mostrando as opções. Um aluno foi para o curso de lecionação de língua gestual, outros vão para cursos profissionais e outros para outro tipo de emprego. Um dos objetivos é que os alunos tenham direito a desenvolver a língua como primeira língua, ao jeito de língua materna, português escrito e falado”.

Maria João Vilarinho admite que a discussão dos meios faz parte das contingências de quem trabalha na área mas sempre à procura de respostas.

“O número nunca é suficiente. Temos intervenção precoce, com meninos de 10 meses, até ao 12º anos com alunos de 18, 19 ou 20 anos. Queremos integrá-los em turmas de alunos surdos ou alunos ouvintes. Temos intérpretes, professores de educação especial e terapeutas da fala mas falta sempre qualquer coisa. Vamos pedindo e formatando as necessidades. Com boa-vontade vamos colmatando algumas lacunas”.

A coordenadora da Escola de Referência deixou uma panorâmica sobre os 16 anos de atividades como uma realidade que se foi construindo (com áudio).