Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia reunida na Curia.

2019-05-24 11:05

Categoria: 

Concelho: 

A Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia realiza, esta sexta e sábado, dias 24 e 25 de maio, a sua Reunião da Primavera no Curia Palace Hotel, em Anadia.

Debate quetsões da saúde pública uma vez que as infeções sexualmente transmissíveis continuam a ser um importante e preocupante problema de Saúde Pública, quer pela capacidade de facilitar a transmissão do VIH, quer pelas implicações que podem ter na saúde materno-fetal e na saúde geral do indivíduo.

São causa de doença inflamatória pélvica, infertilidade, aborto, parto prematuro e malformações graves do feto. Associam-se a risco aumentado de morbilidade e mortalidade, por cancro do colo do útero, da vulva, oral, do ânus e, mais raramente, do pénis”.

“Na última década, verificou-se um aumento de IST, nomeadamente de sífilis, gonorreia, linfogranuloma venéreo por Chlamydia trachomatis serotipos L1-L3 e hepatite A e C, particularmente em homens que têm sexo com homens (HSH)” refere a sociedade.

“Sabemos hoje que as IST têm aumentado anualmente em Portugal, e é importante que os especialistas tenham acesso a informação atual sobre a abordagem, tratamento e investigação desta patologia”, afirmam os responsáveis pelas consultas de DST dos serviços de Dermatologia e Venereologia do país e que constituem o Grupo Especializado para o Estudo das Doenças Sexualmente Transmissíveis.