Sindicato de Professores da Região Centro contesta recurso a professores universitários com contratos zero.

2016-12-30 10:00

Categoria: 

Concelho: 

O Sindicato de Professores da Região Centro afirma que o país não pode considerar normal que professores do ensino superior trabalhem com contratos zero. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirmou ser “normal” essa situação que é prática em diferentes universidades e o mesmo aconteceu com os Reitores.

Mas o sindicato diz que é necessário distinguir situações como a do professor que faz umas conferências sobre o objeto da sua investigação, a dos professores, designadamente aposentados, convidados para orientarem doutoramentos, a dos que, sendo de outras instituições, se servem deste expediente para coordenarem projetos em unidades de investigação ou a dos professores que o são, de facto, de forma sistematizada.

Não considera normal é que se verifiquem diversas situações em que os “docentes zero” se “sujeitam a duras condições de trabalho para garantir, apenas, currículo e, talvez, um lugar como docente ou investigador da universidade ou instituição de ensino superior politécnico”.