Simulacros de acidente em ferrovia, no rio e em terminal químico marcaram último dia do Cascade.

2019-05-31 07:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O exercício Cascade testou a resposta a um incidente com condições meteorológicas adversas e incêndio na ferrovia.

Treino de busca e salvamento, desencarceramento ferroviário, emergência pré hospitalar e combate a incêndio com mobilização de PSP, GNR, Bombeiros e agentes de proteção civil.

Exercício para terminar os dias dedicados aos simulacros na região de Aveiro.

O acidente ferroviário foi simulado na Estação de Sernada do Vouga. Total de 39 vítimas, duas encarceradas, e 6 vítimas graves encaminhadas ao Hospital de Aveiro.

Exercício que mobilizou ACES Baixo Vouga, Bombeiros, SMPC e ISS num total de 51 operacionais e 18 veículos.

Em Eixo foi simulado o despiste de autocarro com vários passageiros, arrastado pela água, junto ao Parque da Balsa, em Eixo/Eirol.

Localizadas 15 vítimas no exterior do autocarro e 15 encarceradas. Informação de possibilidade de dois veículos ligeiros, também arrastados pela água.

Pelas 12:14 a GNR localiza um dos veículos, o outro localizado pelas 12:23. Em cada ligeiro encontraram-se 2 vítimas (total de 4).

No total 16 feridos graves, 16 ligeiros e 2 vítimas mortais. 4 vítimas graves e três ligeiras foram evacuadas para o hospital de Aveiro.

Envolvidos neste simulacro um total de 65 operacionais e 16 veículos.

Em Sever do Vouga foi acionada equipa de salvamento em grande ângulo, equipas de mergulho e cinotécnicas para a Praia Fluvial da Quinta do Barco, em Paradela e Bucas nas Margens do Rio Vouga.

Total de 6 vítimas graves, 7 ligeiras e 4 vítimas mortais e um total de 7 pessoas assistidas. No terreno estiveram 96 operacionais e 40 veículos.

Ontem foi dia de ação em zona portuária com foco nos terminais químicos.

Foi testada a resposta a um cenário de explosão, seguida de incêndio, de esfera de metanol da Bresfor, devido às condições meteorológicas adversas (queda de raio).

Mobilizados de seguida dois grupos de combate e um módulo francês HAZMAT/NRBQ.

Mais tarde, às 11h, simulação de derrame de substância não identificada nos contentores do terminal norte, afectando trabalhadores do local e população presente no Jardim Oudinot.

Feito teste de evacuação de vítimas e população para Posto Médico avançado. No mesmo exercício, por precaução, 150 alunos, professores e funcionários da EB de Chave foram evacuados para a EB 2,3 de Ílhavo, onde receberam assistência médica, alimentação e apoio psicossocial.

Pelas 15h00 e na sequência da primeira situação (efeito cascata/dominó) houve derrame de anilina na empresa Boldati.

Mobilizados 1 grupo de combate do Porto e outro de Coimbra. Foi instalado Posto Médico Avançado da Cruz Vermelha junto do TGL. Total de 84 operacionais e 24 viaturas. Um total de 22 pessoas foram evacuadas do Jardim Oudinot e proximidades do TGL (adultos).

Dessas, 4 foram evacuadas para o hospital de Aveiro e duas revelaram-se “vítimas” mortais, e as restantes 14 vítimas já tiveram alta.

Exercício que mobilizou profissionais de saúde do ACES Baixo Vouga, técnicos do SMPC/CM ílhavo e 5 psicólogos do Núcleo de Coordenação ao Apoio Psicológico e Social de Emergência (NCAPSE) da ANEPC.

Os exercícios de ontem passaram por Valmaior, Albergaria, após derrocada em estruturas (Fábrica de Papel) e incêndio.