Sever: VougaPark acolhe Universidade Aberta.

2018-11-29 12:45

Categoria: 

Concelho: 

O VougaPark assinala, esta sexta, o 5º aniversário da atividade no apoio ao tecido empresarial.

Com 25 empresas instaladas, que empregam 150 pessoas, responsáveis por um volume de faturação anual superior a seis milhões de euros, o VougaPark-Centro de Inovação assinala, esta quinta, cinco anos de funcionamento.

Em dia de aniversário, que será comemorado com a comunidade empresarial, será inaugurado o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta.

Trata-se de mais um passo na consolidação de uma maior oferta formativa para a região, aposta que a Câmara Municipal de Sever do Vouga tem defendido nos últimos anos.A cerimónia tem início às 14h30 com os discursos institucionais do presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, e do secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino.

Segue-se a apresentação dos últimos indicadores económicos do VougaPark-Centro de Inovação, pela coordenadora Andreia Fonseca, e a inauguração do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, com o vice-reitor Domingos Caeiro.

A cerimónia termina com um networking.

A inauguração de um Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta vem consolidar a aposta da Câmara Municipal de Sever do Vouga na componente formativa, que teve início em 2015, com a abertura da Unidade de Tecnologias da Escola Profissional de Aveiro (EPA) no VougaPark-Centro de Inovação, sendo este hoje o maior polo da EPA na Região de Aveiro.

Para a instalação da Universidade Aberta em Sever do Vouga, ao serviço de toda a Região de Aveiro, a AEVA conta, com o apoio da autarquia de Sever do Vouga e com o apoio de importantes parceiros tecnológicos como a Microsoft Portugal e a HP-Portugal.

Assente na metodologia de ensino à distância, trata-se de uma inovadora opção de Ensino Superior para toda a Região de Aveiro. Desta forma, os jovens e adultos (com o 12.º ano ou que prestem provas no Acesso para Maiores de 23 anos) podem, em qualquer parte do país ou estrangeiro, valorizar a sua formação mediante os seus interesses, motivações e disponibilidade.

Criado em 2013, no âmbito da estratégia municipal de desenvolvimento económico, o VougaPark-Centro de Inovação, que transformou a antiga “Fábrica das Massas Vouga” numa incubadora e área de acolhimento empresarial, teve como principal objetivo criar um ecossistema de inovação e de suporte às empresas, fomentando e promovendo o empreendedorismo.

Ao longo dos anos, o VougaPark-Centro de Inovação tem disponibilizado espaços e serviços para a criação de projetos diferenciadores ligados à Metalomecânica, Agronegócio, Turismo de Natureza e Floresta, sendo estas as suas principais áreas de especialização.