"Sever Quinhentista” anima fim de semana em Sever do Vouga.

2019-04-26 20:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O centro da vila de Sever do Vouga recua no tempo com a V recriação histórica, “Sever Quinhentista”, que celebra a atribuição do Foral a Sever do Vouga, pelo Rei D. Manuel I (29 de abril).

Trata-se de uma organização da Câmara Municipal de Sever do Vouga, que conta com a colaboração da Associação de Artesãos e coletividades locais.

Haverá espaço de gastronomia, música e dança da época, cortejos históricos, rábulas teatrais, jogos tradicionais, artes circenses e animação de rua.

Para as crianças, um acampamento de petizes com diversas atividades e jogos. O Jardim do Lago será animado por saltimbancos, dançarinas orientais, gaiteiros e contadores de histórias que vão relembrar o tempo em que as lampreias eram usadas como meio de pagamento dos impostos.

Ao longo dos dois dias, são mais de 30 atividades programadas, além da animação permanente. No sábado, dia 27 de abril, uma arruada com música marca a abertura do fim-de-semana às 11h.

Destaque para a performance teatral “Voix de Ville” – Fadas Encantadas (14h00), desfile de abertura com os dignitários e população, seguida da leitura do Foral Manuelino e danças palacianas (15h00), danças populares Quinhentistas, com a comunidade (17h30), procissão noturna (21h00), concerto com Albaluna (22h00) e a tradicional queimada (23h00).

No domingo, dia 28 de abril, cortejo histórico com leitura do Foral Manuelino e baile popular (15h30), bombos Santiago de Lobão (18h00) e concerto de encerramento com Neiva, Gaitas Serigaitas e Albaluna (19h30).

A animação está a cargo da Associação AlbergAR-TE.