Sever do Vouga: Praia fluvial mantém Bandeira Azul.

2018-05-02 13:05

Categoria: 

Concelho: 

Sever do Vouga regista, com agrado, a atribuição de bandeira azul à praia da Quinta do Barco.

A autarquia afirma que é a “única praia fluvial na Região de Aveiro com Bandeira Azul” símbolo atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Em 2018, mais de metade (55%) das praias portuguesas foram reconhecidas pela sua qualidade, tendo sido atribuídas por um Júri Internacional 332 Bandeiras Azuis, a nível nacional.

Na Região Centro, 39 praias (23 costeiras e 16 fluviais) foram galardoadas, sendo 14 localizadas na Região de Aveiro.

A ABAE explica que “a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral e dos decisores em particular para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre”.

Recorde-se que este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável. No âmbito da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Sever do Vouga, foram aprovadas sete ações para a Educação Ambiental, que se enquadram no tema definido pela ABAE para 2018.

"O Mar que respirámos - Agitar consciências!”, “A importância da água em Sever do Vouga!”, “Há vida num charco? Ação de formação de professores (e não só)”, “Lixo é lixo, arte é arte! Será?”, “O2 e CO2 - O Ar e o Mar que respiramos!”, “Os suspeitos do Costume - Do Rio ao Mar, sem Lixo!” e “Valores naturais - SIC Rio Vouga - «estado da arte»” são as ações previstas.