Sever do Vouga: Município integra lista de concelhos com apoio do Estado aos agricultores afectados por prejuízos da tempestade Leslie.

2018-11-14 10:47

Categoria: 

Concelho: 

Sever do Vouga na lista de municípios com apoio do Estado aos agricultores afectados por prejuízos da tempestade Leslie.

Após a abertura das candidaturas aos apoios disponibilizados pelo Governo para minimizar os prejuízos sofridos pelos agricultores na sequência da tempestade Leslie, que atingiu a Região Centro nos dias 13 e 14 de outubro, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural deu continuidade ao processo de levantamento de prejuízos, tendo identificado novas zonas afetadas.

Os agricultores poderão contar com um apoio de 15 milhões de euros a fundo perdido, que se destinam ao restabelecimento do potencial produtivo.

No distrito de Aveiro os municípios que podem candidatar-se são Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Vagos, Íilhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar e Sever do Vouga.

A medida abrange infraestruturas, instalações e equipamentos agrícolas e também perdas em animais e culturas permanentes, como é o caso de olivais, vinhas e pomares. 

As despesas serão elegíveis a partir da data da ocorrência dos prejuízos (dia 13 de outubro) e os pagamentos poderão ter lugar após a contratação dos projetos junto do IFAP, contra apresentação da fatura.

As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de dezembro e o formulário de candidatura está acessível no site do PDR 2020, em www.pdr-2020.pt