Sever do Vouga: “Água é Vida” investe na sensibilização dos mais novos.

2019-05-24 14:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Sensibilizar os mais novos para o valor da água é o objetivo do projeto pedagógico “Água é Vida”, dirigido aos alunos do 4.º ano de escolaridade, e que vai melhorar as práticas ambientais em Sever do Vouga.

Através de jogos e experiências laboratoriais, o Município de Sever do Vouga e a AdRA fomentam as melhores práticas de responsabilidade social.

Durante uma manhã, a equipa de educação ambiental do projeto proporciona uma aula diferente. A atividade tem início com uma apresentação, onde é explicado como a água chega às nossas torneiras, desde a captação ao tratamento, passando pelo armazenamento, distribuição, recolha, tratamento e posterior devolução, através do Ciclo Urbano da Água.

Os conhecimentos aprendidos são testados num jogo da glória gigante e as experiências laboratoriais, centradas nas diferentes densidades dos líquidos, explicam de uma forma divertida e acessível, como são separados os diferentes resíduos que chegam às ETAR-Estações de Tratamento de Água Residuais.

O projeto pedagógico teve o seu encerramento oficial em Sever do Vouga, esta quinta, na Escola do Calvário, com a presença de representantes da AdRA e do Município.

Para a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Elisabete Henriques, trata-se de uma iniciativa que se reveste de importância na medida em que é um forte contributo para a Educação Ambiental. “Proporcionar o acesso ao conhecimento e incentivar as boas práticas desde cedo é garantir que teremos uma geração mais consciente e preparada para os desafios futuros”, afirmou.

Por sua vez, o presidente da AdRA, Fernando Vasconcelos, reforçou, sob o olhar atento dos mais novos, que a água é um recurso finito e imprescindível para o bem-estar das populações, recordando que existe uma grande equipa que trabalha todos os dias para que a água chegue às nossas casas, cabendo a todos o uso racional desse recurso.