Serviços do Centro Hospitalar garantem acreditação em programa nacional.

2016-09-13 11:27

Categoria: 

Concelho: 

O Departamento da Mulher e da Criança e o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga foram acreditados pelo Programa Nacional de Acreditação em Saúde, da Direção-Geral da Saúde, ambos com o nível bom (atribuído quando a unidade cumpre 70% ou mais dos standards do Grupo I, incluindo-se nesta percentagem a totalidade - 100% - dos standards considerados como obrigatórios).

O processo de acreditação teve início em janeiro de 2015 e, durante cerca de um ano e meio, os dois departamentos corrigiram e adequaram os procedimentos e melhoraram as condições dos circuitos e da prestação de cuidados, de forma a responderem positivamente aos requisitos determinados pelo Programa Nacional de Acreditação em Saúde, da Direção-Geral da Saúde.

O presidente do Conselho de Administração do CHBV, Aurélio Rodrigues, afirma-se “satisfeito” com esta atribuição que diz ser da mais merecida justiça. “ Os profissionais do Departamento da Mulher e da Criança (Serviço de Ginecologia/ Obstetrícia e Serviço de Pediatria) e do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental envolveram-se de forma muita ativa, determinada e profissional neste processo de acreditação. Foi um projeto que exigiu uma entrega enorme, sendo que os profissionais superaram o expectável. Estamos muito agradecidos e, naturalmente, muito satisfeitos. Uma palavra também para os colaboradores dos serviços de apoio transversais que contribuíram no programa e foram incansáveis em todo o processo”.

Aurélio Rodrigues lembra que quando se fala em qualidade se fala sempre em processos inacabados “porque é sempre possível ir mais além”. “Mas o reconhecimento externo e o atingir patamares oficiais são formas de encorajamento para se continuar caminho na senda da excelência”, diz o presidente do Conselho de Administração do CHBV.

O CHBV admite que outros serviços irão aceitar o desafio de se submeter a este programa de acreditação. Ainda este ano, novos serviços do CHBV entrarão em processo de acreditação, desde já a nova Unidade de Cuidados Paliativos e os Serviços de Urgência.