“Sentidos de Mar” visita o arquivo do Porto de Aveiro.

2019-06-04 17:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

No dia 10 de junho, o Ciclo de Iniciativas “Sentidos de Mar” regressa com a proposta de uma visita guiada ao ”Porto de Aveiro - pesca e outras indústrias, a história das histórias”.

Ao longo desta visita às áreas mais emblemáticas do Porto de Aveiro, as histórias e os seus protagonistas “saltarão” dos documentos históricos para a paisagem e viajar-se-á desde o tempo em que a barra da Ria de Aveiro se localizaria, instavelmente, algures entre a Vagueira e Mira até ao momento que o porto passa a ser gerido por uma sociedade anónima, ainda que detida por capitais públicos. É ainda uma oportunidade para perceber a importância das pescas e da restante atividade portuária para aquela que viria a ser a cidade da Gafanha da Nazaré, para Ílhavo e para a Região de Aveiro, no passado e no presente, perspetivando também o que poderá vir a ser no futuro.

Esta iniciativa de “Sentidos de Mar” abre as comemorações da Semana dos Arquivos (entre 11 e 15 de junho) do Centro de Documentação de Ílhavo (CDI), merecendo destaque o facto do CDI incluir, entre outros arquivos de temática marítima, documentação do Porto de Aveiro desde 1755 até 1998, nomeadamente projetos, cartografia, atas, receita, despesa e correspondência, correspondendo administrativamente ao período entre as extintas Superintendência das Obras da Barra de Aveiro (1755 – 1838) à Junta Autónoma do Porto de Aveiro (JAPA) (1950 – 1998).

As inscrições para esta visita, que conta com o apoio da APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., devem ser efetuadas através do 234 329 990 ou visitas.mmi@cm-ilhavo.pt e têm um custo de 10,00€, que inclui a visita guiada, transporte em autocarro e seguro com passagem por diversas áreas do Porto de Aveiro no Município de Ílhavo. Idade mínima recomendada: 12 anos.