'Sentidos de Mar' promoveu os sabores marítimos do Pão de Vale de Ílhavo.

2019-04-02 18:29

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito da edição de 2019 da Rota das Padeiras, o último dia do evento foi pretexto para, num passeio de bicicleta, dar a conhecer novos sabores marítimos do Pão de Vale de Ílhavo, em mais uma das visitas orientadas "Sentidos de Mar", promovidas pela Câmara Municipal e integradas na programação do Museu Marítimo de Ílhavo.

A visita realizou-se, maioritariamente, no lugar de Vale de Ílhavo, com paragem na Moagem Valente, "onde foi possível degustar o inovador Pão d'Algas e Pão de farinha de Salicórnia (com a marca da empresa Horta da Ria), acompanhado de azeite caseiro, queijo e salicórnia fresca e em pó. Além da elevada qualidade dos pães, foram ainda percetíveis as suas diferenças, apreciando-se também a característica de serem substitutos do sal. Houve espaço para a explicação dos mecanismos e processo produtivo instalados na moagem, da tipologia de farinhas produzidas, a origem da matéria-prima e, ainda, as qualidades e aplicações das farinhas".

Esta iniciativa de “Sentidos de Mar” promoveu, ainda, uma passagem pelas instalações da Algaplus, uma empresa local inovadora na área da biotecnologia e produtora de macro-algas (ao invés da pratica ancestral da apanha das algas nas praias). Os participantes tiveram a oportunidade de perceber um pouco mais sobre as algas, as suas diversas aplicações práticas e também a tecnologia e o método de produção, bem como a particular visita à "maternidade" de macro-algas.

Esta atividade do Museu Marítimo de Ílhavo, dinamizada pelas Viagens do Balão Mágico, insere-se no projeto Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades, programa de cultura em rede promovido pelos Municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche, cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.