Senos da Fonseca apresenta "Saga Maior" no dia 10 de Junho.

2017-05-31 12:54

Categoria: 

Concelho: 

Senos da Fonseca apresenta no dia 10 de Junho a obra “Saga Maior”. Aborda o princípio da afirmação dos “Ílhavos” como portadores e difusores de uma cultura muito particular, muito específica e singular, levada a todo o litoral português ao longo de um longo historial de mais três séculos.

Embrenhados numa aventura que serviu de salto, a outra aventura, esta agora, em mares mais longínquos, em que os “Ílhavos”, filhos daqueles “Ílhavos” do princípio, foram senhores de destacada preponderância.

Ao longo de cerca de quatrocentas páginas, passo a passo, praia a praia, rio a rio, o autor vai desvendando as “provas”, as gentes, os feitos, os motivos identificadores da presença dos antepassados, nessa divulgação de saberes, de caráter individualizante, de linguajares, e de modo de ser e de estar.

Depois de “Ílhavo Ensaio Monográfico – Séc. X -Séc. XX” e das “Embarcações Lagunares-Batei­ras & Artes” (tomo I e II), “Costa Nova do Prado -200 anos de História e Tradição” o autor, fecha assim, o ciclo do historial sobre Ílhavo.

No dia 10 de Junho, às 16h,no Museu Marítimo de Ílhavo, Senos da Fonseca apresenta o livro “Saga Maior” numa mesa redonda especialmente organizada e para a qual foram convidados al­guns dos maiores especialistas nacionais da etnografia portuguesa.