Seniores já trabalham em mais uma edição das Idolíadas.

2016-01-19 10:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Já arrancou a segunda edição do Projeto “Idolíadas – A Arte dos Mais Velhos”. O projeto, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, promove a realização dos ensaios com os clientes seniores em resposta social de Centro de Dia e Estrutura Residencial de quatro Instituições de Solidariedade Social.

Participam o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, Centro Social e Paroquial N. Sra. da Nazaré, Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo (CASCI) e Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo (Lar de S. José).

Ao longo dos meses, o projeto tem vindo a reunir os idosos, as instituições e a comunidade envolvente, desenvolvendo trabalhos específicos nas áreas do teatro, música, dança, arte plástica e na criação de um vídeo promocional de cada instituição participante.

Nas sessões, que decorrem de segunda a quinta-feira, são dinamizadas atividades baseadas em técnicas diversas tais como estimulação (cognitiva, multissensorial e ocupacional) e de reminiscência e terapia pelas artes (arteterapia, musicoterapia, dançaterapia e dramaterapia).

À semelhança de 2015, este projeto conta com a participação de um estagiário, aluno de Gerontologia Social da Universidade de Coimbra que tem por missão a dinamização das sessões de ensaios.

A apresentação do projeto está agendada para a tarde do dia 17 de abril, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.