Seminário sobre Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas envolve Câmara de Ílhavo.

2015-01-12 12:23

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Lisboa acolhe na próxima quinta-feira o Seminário de lançamento do projeto Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (ClimAdaPT.Local).

Este seminário contará com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, que intervirá na sessão de encerramento.

Esta iniciativa envolvendo uma verba de 1,5 milhões de euros tem como principal objetivo desenvolver 26 Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) em parceria com as respetivas autarquias e desenvolver um programa formativo sobre o tema aos técnicos municipais das autarquias parceiras.

Este projeto visa ainda "capacitar" os municípios portugueses para "avaliar as vulnerabilidades locais e o respetivo potencial de adaptação face às alterações climáticas e aumentar a sua capacidade para incorporar a adaptação às alterações climáticas nos seus instrumentos de planeamento e intervenções".

Realizado em parceria liderada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da qual fazem parte, entre outras entidades parceiras, a Universidade de Aveiro e as Câmaras Municipais de Ílhavo, Almada, Cascais e Sintra, entre outras, tem como principais objetivos a elaboração de um conjunto de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas a desenvolver junto dos municípios associados, a formação de técnicos municipais nestes domínios e a criação de uma plataforma Web que apoie a adaptação às alterações climáticas a nível local e sensibilize os cidadãos para estes desafios.

Ílhavo já aprovou o protocolo e é uma das autarquias envolvidas. Fernando Caçoilo explica que se trata de um "aposta de futuro num Município que tem uma costa sensível". A autarquia de Ílhavo está envolvida no projeto Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (ClimAdaPT.Local) "de uma forma activa e empreendedora".