Seminário 'Desafios do Mar Português' terá oradores de referência internacional.

2015-10-13 17:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A quarta edição do seminário 'Desafios do Mar Português', que a Câmara de Ílhavo, através do Museu Marítimo de Ílhavo, vai promover no dia 21 de Outubro, tem como tema 'Portos, Paisagens Portuárias e Economia do Mar'.

O programa divide-se em duas partes. A primeira "relativa a questões de âmbito patrimonial e memorial" e a segunda "foca-se em aspetos da atualidade estratégica e económica das áreas portuárias". Tendo em conta esta estrutura, a Câmara convidou para as sessões de abertura e encerramento, Frits Loojmeir, historiador e atualmente diretor do Museu Marítimo de Roterdão. Até 2013 foi Presidente do Comité Internacional de Museus Marítimos. A sua comunicação terá como tema 'About the Relevance of a Maritime Museum: the Rotterdam case'. A conferência de encerramento terá como orador António Costa Silva, professor no Instituto Superior Técnico de Lisboa com agregação em Planeamento e Gestão Integrada de Recursos Energéticos.

O Seminário contará com a parceria do Centro de Investigação Transdisciplinar 'Cultura, Espaço e Memória' (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da APA - Administração do Porto de Aveiro, cujo arquivo histórico está em depósito no CIEMar-Ílhavo.

As inscrições no Seminário são gratuitas.

O programa pode ser consultado no site do Museu Marítimo de Ílhavo.