Seminário debate papel dos sapais do Baixo Vouga Lagunar no armazenamento de carbono.

2016-09-29 08:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Um seminário em Estarreja apresenta, esta quinta, as conclusões de um projeto da UA sobre alterações nos sapais do Baixo Vouga Lagunar. Que alterações houve nos sapais do Baixo Vouga Lagunar (incluindo juncal e caniçal) na última década? Qual a importância dos sapais como sumidouro de carbono? O armazenamento de carbono nestes sapais será afetado pela subida do nível do mar?

Estas são as perguntas às quais um projeto da Universidade de Aveiro procurou responder. As conclusões deste projeto, designado “MARSH-C-LEVEL- Papel dos sapais do Baixo Vouga Lagunar (BVL) no armazenamento de carbono como serviço do ecossistema: Efeitos da subida do nível do mar”, são apresentadas esta quinta, às 14h30, na Biblioteca Municipal de Estarreja.

Os sapais constituem um dos ecossistemas mais produtivos e prestam serviços importantes, nomeadamente regulação e manutenção de áreas costeiras. Atuando como filtros costeiros, os sapais possuem um papel importante no armazenamento de carbono, contribuindo para a regulação do clima a nível local e global.

Todavia, estes habitats têm sofrido transformações ou degradação devido a diversas pressões, como os efeitos das alterações climáticas globais. Consequentemente, a sua sustentabilidade e capacidade de armazenamento de carbono poderá estar ameaçada.

Neste sentido, os sapais do BVL, parte significativa da Ria de Aveiro, serão provavelmente afetados pela subida do nível do mar. Como tal, os serviços prestados por estes ecossistemas serão igualmente afetados.

Os objetivos principais deste projeto foram analisar possíveis alterações na vegetação destes sapais e determinar a sua capacidade de armazenamento de carbono, um serviço do ecossistema.

A equipa do projeto, coordenada pela investigadora Ana Sousa, foi constituída por membros do Departamento de Biologia e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e ainda do Instituto de Ambiente e Desenvolvimento.