Seminário “Arqueologia Documental” é o ponto alto da Semana dos Arquivos do Centro de Documentação de Ílhavo.

2019-06-09 17:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O seminário “Arqueologia Documental” é o ponto alto da Semana dos Arquivos do Centro de Documentação de Ílhavo.

A partir desta segunda e até dia 15 de Junho, o Centro de Documentação de Ílhavo irá promover a Semana dos Arquivos com uma programação diversificada, transversal a várias gerações e públicos, para comemorar o Dia Internacional dos Arquivos.

O programa arranca esta segunda com visitas orientadas “Sentidos de Mar” sob o tema “Porto de Aveiro – pesca e outras indústrias, a história das histórias”.

No dia 11 de junho, às 14h30, haverá Oficina de fotografias bordadas (Elaboração de quadros de fotografias de mulheres ilhavenses).

No dia 12 de junho, às 10h00, “Vamos à Ilha’vô?” em sessão de Contos.

O destaque do dia 13 de junho, às 14h30, vai para “O Arquivo do Avesso” em visita guiada ao CDI e à exposição “Do Paleolítico à atualidade: herança arqueológica”.

Haverá teatralização pela Turma de Teatro de Literatura da Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial da Gafanha da Nazaré.

No dia 15 de junho, entre as 9h30 e as 17h00, Seminário “Arqueologia Documental” que inclui o lançamento das publicações “Nossa Gente: Biografia de Viriato Teles” e “Do Paleolítico à atualidade: herança arqueológica”.

O encerramento do Seminário será dedicado à apresentação dos trabalhos arqueológicos desenvolvidos em Ílhavo, que visam descortinar o passado mais longínquo, num período em que a inexistência de documentação poderia comprometer a reconstrução da história do município.

Maria Beatriz Marques e Liliana Gomes (Universidade de Coimbra), Mário Bruno Pastor (Universidade Católica), Manuel João Senos Matias (Universidade de Aveiro) e António Valera (ERA - Arqueologia) serão os especialistas oradores dos vários painéis que compõe o evento.

O programa será ainda marcado pela assinatura de protocolos, pelo lançamento da revista "Nossa Gente: biografia de Viriato Teles" e pela apresentação da publicação "Do Paleolítico à atualidade: herança arqueológica".