Semana Nacional da Cáritas arranca esta terça com peditórios.

2017-03-14 10:57

Categoria: 

Concelho: 

Inicia-se hoje e prossegue até ao próximo Domingo a Semana Nacional da Cáritas, tendo por lema "Família Construtora da Paz", e a direção diocesana teme os efeitos da notícia sobre a gestão da Cáritas de Lisboa. Os ofertórios das Eucaristias Dominicais de 18 e 19 de Março revertem para apoio aos mais pobres e necessitados.

“A apenas alguns dias antes de se iniciar este evento, surgiram, na comunicação social, algumas referências à gestão da Cáritas Diocesana de Lisboa, que podem causar algum alarme junto do público menos informado; sendo certo que o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa já veio publicamente esclarecer que as referidas contas estão devidamente auditadas. A forma generalista como a questão foi abordada, possibilita alguma confusão sobre a atuação e credibilidade dos procedimentos adotados pelas Cáritas diocesanas e pela Cáritas Portuguesa”, refere José Alves.

Cada Cáritas Diocesana é uma Instituição autónoma, de dependência direta de cada Bispo Diocesano, com apresentação anual de informação ao Instituto da Segurança Social, com contas analisadas e aprovadas pelo Conselho Económico Diocesano, e colocadas ao dispor de todos os cidadãos, estando publicadas no “SITE” desta Cáritas.

“De referir também que, para além dos protocolos estabelecidos com a Segurança Social e outros organismos públicos, em que o trabalho daí decorrente é executado maioritariamente por colaboradores profissionais (presentemente 47), a Cáritas exerce a sua ação em toda a Diocese, através da Cáritas Diocesana e de 37 Grupos Paroquiais organizados, beneficiando do trabalho totalmente voluntário de cerca de 400 pessoas”.