Semana Municipal da Mobilidade Sustentável começou hoje em Ílhavo.

2015-04-20 18:16

Categoria: 

Concelho: 

Arrancou hoje a primeira edição da Semana Municipal da Mobilidade Sustentável, que tem como mote as Redes Municipais de Ciclovias e dos Trilhos Pedestres. Promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo, esta iniciativa decorre até à próxima sexta-feira, dia 24 de Abril, e visa alertar para a importância de uma Mobilidade mais Segura, mais Eficiente, mais Inclusiva e mais Sustentável, através da realização de diversas atividades, das quais se dá nota. Neste contesto realiza-se a Rota das Escolas, promovida a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que tem como objetivo a dinamização de uma rota entre as Eco-Escolas do Município, "da mais distante para a mais próxima da Câmara Municipal, assumindo a condição de que seja promovida recorrendo aos diversos tipos de Mobilidade Sustentável (tema do ano daquele projeto nacional de educação ambiental) e, por outro, voltar a apelar à proactiva participação cívica na formulação das propostas que melhor possam conduzir a uma mobilidade mais sustentável no dia-a-dia". Nesta rota circulará, de Eco-Escola para Eco-Escola, uma bandeira verde e o 'livro verde' para registo das sugestões e compromissos da Comunidade Escolar no âmbito da Mobilidade Sustentável,

Realiza-se amanhã, dia 21 de Abril, mais uma 'Cãominhada', desta vez ao Pôr do Sol, promovida pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Ílhavo. Esta ação tem como objetivo reunir a comunidade, muito em especial os jovens utentes dos diversos Fóruns Municipais da Juventude, e "sensibilizá-los para as questões da mobilidade sustentável enquanto dão um passeio com os seus amigos de quatro patas". O ponto de encontro realizar-se-á, pelas 18h30, no Fórum Municipal da Juventude de Ílhavo.

Igualmente integrada na Semana Municipal da Mobilidade Sustentável, irá decorrer na próxima quarta-feira, dia 22 de Abril, mais uma “Bicicletada entre Fóruns”. Esta iniciativa, que tem início pelas 14h30, no Fórum Municipal da Juventude da Gafanha do Carmo, "é direcionada a participantes de todas as idades, motivados pela importância na aquisição de hábitos de vida saudável, aliada aos modos suaves de transporte (bicicleta) e amigos do ambiente, percorrendo e usufruindo da beleza e da riqueza natural do Município".