Semana do Enterro procura juntar pais e filhos em concertos no parque de feiras.

2015-05-08 10:19

Categoria: 

Concelho: 

Anselmo Raph na abertura da semana do enterro. Concerto esta noite no Parque de Feiras de Aveiro. A venda de bilhetes diários para os concertos de Anselmo Ralph e Boney M feat. Maizie Williams arrancou, às 17h de quinta, no Glicínias Plaza, na Loja da AAUAv nas Catacumbas da UA (Centro Aveiro é Nosso) e na Secretaria da Casa do Estudante. André Reis, presidente da Associação Académica, fala de um cartaz destivo que procura juntar pais e filhos na semana do Enterro (com áudio).

Sábado (9) decorre a feira “Artes no Canal – Mercado de Fusão” para uma edição alusiva a estas comemorações. Também sábado, mas à noite, destaca-se a corrida noturna Neon Run Princesa Santa Joana, com saída às 20h30, do Cais da Fonte Nova. O Teatro Aveirense apresenta o concerto Geo Sons do Mundo, às 21h30. O projeto Geo, é um grupo de música do mundo que já tocou nos principais museus e monumentos nacionais como Jerónimos, Panteão Nacional, Torre de Belém, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Convento de Cristo, Palácio Nacional da Ajuda, Palácio Nacional de Mafra, entre muitos outros.

Para domingo, dia 10, o convite vai para o Desfile Etnográfico e de Folclore, com partida do Rossio às 14h30. O desfile encerra no anfiteatro do Cais da Fonte Nova, dando nova vida ao palco em pleno Lago da Fonte Nova. A noite fica por conta da Serenata a Santa Joana Princesa, em frente ao Museu de Aveiro. Trata-se de uma colaboração da Tuna Universitária de Aveiro e Irmandade de Santa Joana Princesa.

No dia 11, segunda-feira, às 18h30 está marcada a apresentação do livro “Encontros e Encantos- Bispos na Vida e na Memória da Princesa Santa Joana”, da autoria de Monsenhor João Gaspar, na Antiga Capitania.

À noite, o Cais da Fonte Nova recebe, às 21h30, o Grande Concerto com Tiago Bettencourt, num espetáculo promovido pela Associação Académica da Universidade de Aveiro e a empresa Civilria, em colaboração com a CMA.

Dia 12, Feriado Municipal, às 10h00 realiza-se a missa na Sé de Aveiro. O Hastear das Bandeiras está marcado para as 11h030, seguida de Sessão Solene, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Às 12h45, no Edifício da Antiga Capitania, será inauguarada, às 12h45, a exposição “500 anos do Foral de Aveiro”. Da parte da tarde, às 16h00 realiza-se a tradicional procissão em honra de Santa Joana Princesa.

As comemorações do Feriado Municipal prosseguem nos dias 14 e 15 com a programação do Teatro Aveirense que apresenta “À Descoberta do Foral de Aveiro”, numa ação para os mais novos.

Sábado, dia 16, destaca-se a regata Santa Joana (a partir das 11h00, no campus Naútico do Sporting Clube de Aveiro), a Palestra “Do Barreiro ao Convento: A Argila, a Cerâmica, o Açúcar e os Ovos-Moles” e ainda um peddy-paper às 10h00.

Neste dia, e a encerrar as festividades, 187 vozes em concerto para a “Evocação aos Mártires da Liberdade”. O espetáculo, único, está marcado para as 21h00, na Escadaria da Casa da Cultura Fernando Távora, precedido por uma homenagem no monumento aos Mártires Aveirenses.