Semana do Ambiente de Águeda arranca este sábado.

2016-05-18 11:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Águeda dinamiza a Semana do Ambiente e Sustentabilidade entre 21 de maio e 5 de junho. Durante praticamente dez dias vão decorrer em vários pontos do Concelho diversas iniciativas. A oferta vai desde palestras, uma peça de teatro, visitas guiadas que vão dar a conhecer tradições e saberes locais, mas também momentos dedicados ao desporto e à natureza.

No arranque do programa, a 21 de maio, realiza-se uma “Caminhada e Visita ao Projeto do Cabeço Santo”, das 8h45 às 13 horas, o ponto de encontro está agendado para o Parque de Merendas de Belazaima do Chão.

Esta será a oportunidade para realizar uma visita guiada gratuita e observar o projeto de recuperação ecológica e paisagística, que visa a criação de um mosaico de áreas de conservação numa área intensamente aproveitada para o cultivo florestal do eucalipto.

A escola E.B. nº. 2 de Aguada de Cima vai receber duas palestras: uma subordinada ao tema “Biodiversidade no Concelho de Águeda” e a outra abordará a “Eficiência Energética – Soluções de Sustentabilidade”, no dia 24 e 25 de maio respetivamente.

Também no dia 25 de maio, das 9h30 às 11 horas, irá decorrer uma conferência online (Webinar) intitulada “Financiar a Sustentabilidade Energética”, em parceria com a Energy Cities e Convenant of Mayors.

A 27 de maio, na Pateira de Fermentelos, vai decorrer o “Circuito Interpretativo da Zona Ramsar”. No mesmo dia, a escola E.B 2,3 de Valongo do Vouga acolhe a palestra “Eficiência Energética e Mobilidade Sustentável”, em parceria com o Núcleo Regional de Aveiro da QUERCUS.

Da Pateira de Fermentelos sairá a “Caminhada Noturna e de Interpretação da Natureza”, a 28 de maio, às 19h30, em parceria com a QUERCUS. A participação, apesar de gratuita, requer inscrição prévia.

O Cineteatro São Pedro vai ser o palco, dia 2 de junho, às 14h30, da peça de teatro “O Planeta Limpo de Filipe Pinto”, que culminará com uma sessão de autógrafos. Esta peça é um projeto de educação ambiental que pretende promover e desenvolver competências de promoção da defesa do ambiente.

Filipe Pinto (vencedor do programa da SIC, Ídolos, em 2010), músico e Engenheiro Florestal, une as duas paixões profissionais neste projeto que tem percorrido o país. O espetáculo “O Planeta Limpo do Filipe Pinto” é uma adaptação para teatro dos textos da autoria de Narciso Moreira e Filipe Pinto, que vai abordar temas tão relevantes como os Solos, Água, Reciclagem e Florestas. A peça tem a produção de Betweien - Challenge and Success.

A 3 de junho, a Escola Básica Fernando Caldeira recebe o “Eco Dia e Feirinha Verde”. No dia seguinte, 4 de junho, a tarde será em Fermentelos com o “Trilho das Cores”, inserido na iniciativa “Fermentelos Fest”, que conta com o Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 789 – Fermentelos.

O Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho, contará com quatro eventos distintos. A Pateira de Fermentelos foi o local escolhido para um “Encontro de Geocaching”. Esta atividade, para além de divulgar o património histórico, cultural e natural do concelho, fomenta a preservação da natureza e cria uma consciência ambientalista. Durante o dia, das 10 às 17 horas, a maior Lagoa Natural da Península Ibérica vai encher-se com uma Concentração Náutica, que marca o encerramento do “I Encontro de Desportos Náuticos”.

Ainda no dia 5 de maio, a Aldeia Pedagógica do Milho Antigo, em Macieira de Alcôba, vai mostrar aos visitantes aspetos da cultura e identidade tradicionais, intimamente ligadas a práticas sustentáveis. Macieira de Alcôba é uma das aldeias mais características do concelho de Águeda e da Serra do Caramulo.

A Câmara Municipal de Águeda, pelo projeto da Agenda 21 Local, agradece a todos a participação e a colaboração na Semana do Ambiente e da Sustentabilidade.