Semana da Bicicleta discute futuro das duas rodas na Murtosa.

2015-04-14 08:15

Categoria: 

Concelho: 

A Murtosa acolhe a partir desta terça-feira mais uma Semana da Bicicleta, organizada pela Câmara Municipal da Murtosa, com o apoio das associações locais e da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB). Trata-se de um evento que congrega um conjunto de acontecimentos que têm como matriz aquela que é uma das imagens de marca da Murtosa, nos mais diversos domínios, da mobilidade ao lazer, passando pela segurança rodoviária, pela economia e pela promoção do território.

A edição deste ano terá como palco central uma tenda, instalada na antiga Escola Padre António, onde decorrerá a maior parte das iniciativas e onde funcionará um espaço expositivo com um conjunto de agentes do sector da bicicleta, que mostrarão produtos e serviços. O espaço contará, igualmente, com uma área de tasquinhas, dinamizadas por um conjunto de associações locais.

O programa inicia-se com a realização de uma série de ações de sensibilização para a prevenção rodoviária, dinamizadas pelo programa “Escola Segura” da Guarda Nacional Republicana, que têm por objetivo formar os mais pequenos para condutas seguras na estrada. As sessões terão lugar no Centro Escolar da Saldida e na EBI da Torreira, nos dias 14 e 15 de abril.

Na sexta-feira, dia 16, às 21h, na tenda, terá lugar a abertura da exposição, seguindo-se, às 21.30h, a oitava edição do Fórum Murtosa Ciclável, que terá lugar no auditório preparado para o efeito.

No sábado, dia 18 de abril, das 15 às 17 horas, terá lugar um seminário, subordinado à temática de “A Bicicleta e a Economia”. O seminário dará conhecer bons exemplos de inovação e empreendedorismo, no universo da bicicleta, com uma série de oradores convidados.

A Semana da Bicicleta culminará, no dia 19 de abril, com mais uma edição da “Primavera Ciclável”, um grande passeio cicloturístico, aberto a toda a população. O ponto de encontro está marcado para o Parque Municipal da Saldida, por volta das 14.30h. No final do percurso, que passará pelas áreas ribeirinhas do Concelho, haverá um convívio, com animação musical, na tenda instalada na antiga Escola Padre António.