Secundária de Ílhavo entre as maiores "contribuintes" da geração Depositrão.

2017-08-07 15:13

Categoria: 

Concelho: 

As cerca de 900 escolas e entidades que participaram na 9ª. Edição da Geração Depositrão recolheram 413 toneladas de resíduos eletrónicos e pilhas em fim de vida, o que se traduz num donativo superior a 6 000 euros a entregar à Operação Nariz Vermelho, parceira desta campanha.

As escolas do distrito de Aveiro foram responsáveis pela recolha de mais de 28 000 kg.

Ílhavo está entre as que deu maior contributo. As escolas do distrito que ocupam os 3 primeiros lugares da tabela, com recolhas superiores a 1500 kg são o Agrupamento de Escolas de Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis), Agrupamento de Escolas do Búzio (Vale de Cambra) e Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo).

Entre os resíduos recolhidos no distrito de Aveiro ao longo do ano letivo contam-se 60 grandes eletrodomésticos, mais de 50 frigoríficos e 500 televisores/monitores, entre outros.

A tabela dos vencedores no critério de peso total recolhido é liderada pelas escolas: EB23 Damião de Odemira (Beja), líder a nível nacional, com mais de 16 500 kg; EB1 de Loução–Venade (Viana do Castelo) que ultrapassou os 14 500 kg; Escola Secundária de Ponte de Sôr (Portalegre) com peso superior a 13 000 kg; Escola Secundária com 3.º Ciclo do Fundão (Castelo Branco) que reuniu mais de 10 000 kg e a EBI/S Cardeal Costa Nunes (Região Autónoma dos Açores) que somou mais de 8 900 kg.

Filipa Moita, Responsável de Comunicação da ERP Portugal, conclui que “o compromisso assinado pelas escolas e entidades que participaram é motivo de orgulho e satisfação, pois a recolha destes resíduos, muitos deles perigosos, tem sido uma causa defendida por todos e abraçada com muita energia e dedicação. Parabéns a todos os cidadãos que revelaram, novamente, a sua preocupação com a sustentabilidade, este ano traduzida, também, no donativo a entregar à Operação Nariz Vermelho.”

Magda Ferro, Diretora de comunicação da Operação Nariz Vermelho acrescenta um agradecimento. “Agradecemos a todas as escolas e entidades Geração Depositrão que contribuíram arduamente para ajudar os Doutores Palhaços a levar alegria a mais de 41 000 crianças hospitalizadas, em 14 hospitais pediátricos do nosso país! Um forte abraço de palhaço a todos os agentes da reciclagem”.

Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce, Science4You e Worten.