Secretário de Estado do Ensino Superior esteve na UA para 'elevar' Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

2015-05-04 15:31

Categoria: 

Concelho: 

A Secretaria de Estado do Ensino Superior começou uma campanha de divulgação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) na Universidade de Aveiro (UA),. A primeira sessão realizou-se esta segunda-feira (10h30), na Sala de Actos Académicos da Reitoria.

O périplo do Secretário de Estado, José Ferreira Gomes, inclui sessões de esclarecimento nos Institutos Superiores Politécnicos e Escolas Politécnicas integradas nas Universidades de Aveiro e do Algarve, instituições estas com CTeSP aprovados ou em processo de aprovação.

Os CTeSP são uma formação superior de cariz profissionalizante, de curta duração, correspondente a quatro semestres, e com estágio em ambiente laboral no final.

"São acções intensivas com a componente de formação em ambiente de trabalho, com forte exigência. Garante um Diploma Técnico Profissional. É formação de alto nível indo de encontro às ambições das empresas da região que tem produtividade elevada e com índices de exportação em crescendo", referiu o Reitor da UA, Manuel Assunção.

Os alunos "beneficiam de todas as condições proporcionadas" pela a UA aos seus alunos, como por exemplo, alojamento e apoio social, usufruto das unidades de alimentação, das Bibliotecas e dos equipamentos desportivos.

Os cursos incluem um estágio de seis meses em empresas ou instituições da região, "com as quais a UA estabeleceu protocolo", referiu.

Os CTeSP entraram em funcionamento na UA no ano letivo de 2014-2015. Na Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro Norte (ESAN), está a funcionar o CTeSP em Sistemas Mecatrónicos e de Produção, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) funciona o de Redes e Sistemas Informáticos e, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA-UA), abriu o CTeSP em Banca e Seguros.

A oferta de formação é diferente de ano para ano. "Em cada momento a Escola teve de identificar as necessidades das empresas que estarão na Escola a dizerem o que precisam". Os empresários "terão uma proximidade que influenciará a Escola Politécnica para que o Curso seja de utilidade imediata, o que é bom para vocês que, conseguindo trabalho, ficam com a carteira mais recheada no fim do mês", disse o Secretario de Estado, dirigindo-se aos jovens estudantes. "Serão milhares de jovens" abrangidos pelos Cursos, em todo o País. "Dentro de poucos anos teremos milhares de jovens nestes cursos específicos que estão em crescendo relevante", vincou, dando especial destaque à formação profissional.

O jovem João Lemos, presente na sessão, estudante de informática, disse que após a conclusão do ensino secundário, estudou num curso superior na UA mas, mais tarde, optou por frequentar um curso técnico/profissional, "que permite formação mais robusta e completa, com estágio incluído o que é importante. Há bastante prática neste tipo de Cursos e o ensino, assim, é mais atraente, o que é importante para mim", disse.