Secretário de Estado das Pescas falou da importância do bacalhau na economia nacional.

2016-10-21 16:55

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Museu Marítimo de Ílhavo acolhe a V edição do Seminário 'Desafios do Mar Português' dedicado ao tema, 'O Bacalhau: História e Futuro'.

Este Seminário oferece um programa de dois dias no auditório do Museu.

O Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, destacou hoje de manhã, a importância do bacalhau e do pescado na economia nacional. Movimenta mais de mil milhões de euros muito embora a balança comercial seja deficitária. (com áudio)

Fernando Caçoilo, autarca de Ílhavo, falou na abertura dos trabalhos para destacar os riscos que o setor enfrenta. Defende que é necessário dar as mãos para defender uma indústria com tradição em Ílhavo. "Com as limitações atuais, é preciso pensar bem nos caminhos a seguir. Em causa estarão cerca de 1500 postos de trabalhos. Se houver uma crise, as consequências serão graves. Temos de lutar para defender o sector e a união entre agentes é determinante", disse.

Álvaro Garrido, consultor do Museu, disse que a economia e a cultura "não podem andar desligadas". "A promoção da cadeia de valor do bacalhau, enquanto produto, é uma estratégia de marketing que pode encontrar a sua correspondência nas organizações culturais, como os Museus. Não será sustentável se não contar com a incorporação da tradição alimentar na patrimonialização do bacalhau na cadeia de valores", vincou.

O debate segue em Ílhavo até sábado à hora de almoço.