Schoenstatt assinala os 50 anos do falecimento do padre fundador de Movimento Mariano.

2018-09-13 08:20

Categoria: 

Concelho: 

O Movimento Apostólico de Schoenstatt assinala, este sábado, os 50 anos da morte do Padre José Kentenich, fundador do Movimento numa evocação mundial.

Na Diocese de Aveiro, esta celebração tem início no Santuário de Schoenstatt, na Colónia Agrícola, na Gafanha da Nazaré, às 14h30, de onde partirá uma peregrinação a pé até à Sé Catedral de Aveiro.

O evento inclui a Eucaristia na Sé, às 17h, presidida pelo Bispo D. António Moiteiro.

Uma iniciativa que pretende mobilizar atuais e antigos devotos deste Movimento para uma data que ficou na história de Schoenstatt.

O movimento mariano foi fundado em Schonstatt, na Alemanha, a 18 de outubro 1914 pelo Padre José Kentenich. Tem cerca de 200 santuários espalhados pelo mundo e em Portugal há quatro (Lisboa, Porto, Aveiro e Braga).

No caso da estrutura erigida na Gafanha da Nazaré, a iniciativa nasceu do sonho dos padres Miguel e Domingos, concretizada em 1979, e habitado por Irmãs de Maria.

A pedra angular chegou de Roma, do túmulo de São Pedro, e foi abençoada pelo Papa João Paulo II e em 1993 o Santuário de Aveiro foi decretado diocesano.