São Salvador trabalha para ser Eco Freguesia.

2018-07-03 12:55

Categoria: 

Concelho: 

A Junta de Freguesia de S. Salvador, no âmbito do concurso “ECO Freguesias XXI”, inicia um trabalho continuo para “Uma Freguesia Limpa, com a ajuda de todos”.

Este concurso visa reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração dos habitantes na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, além do desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.

A autarquia explica que a existência de um Eco Centro na freguesia “torna-se fator impulsionador para a gestão e separação dos resíduos por parte da comunidade”.

A sensibilização já foi iniciada com a criação de dois pendões itinerantes que seguem os eventos na Freguesia e que são colocados estrategicamente em vários locais.

Neste âmbito, a comunicação com as grandes empresas da freguesia já foi iniciada, assim como com outras entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Ilhavo, SUMA e Escola Secundária Dr.João Carlos Celestino Gomes.

“Este primeiro contacto teve como objectivo o diagnóstico das suas atividades e avaliação das formas de tratamento dos resíduos produzidos”.

Nesta primeira fase a Junta de Freguesia está a avaliar e pesar todos os lixos produzidos, em especial nos cemitérios, onde se regista uma maior produção. Depois serão tomadas novas medidas, mais ecológicas e amigas do ambiente.

Em 2014 foram instalados Velões nos cemitérios, que se traduziram em peças fundamentais para uma melhor separação dos lixos.

De 2015 a 2018 têm-se construído em armazém garagens ( mais de 50 já instaladas por toda a Freguesia ) e novas bases para contentores de RSU e Eco pontos, favorecendo assim a limpeza, lavagem e fixação estável dos equipamentos, permitindo aos operadores e utilizadores um melhor manuseamento e acesso.

Colocaram-se mais de uma dezena de placas nos pontos críticos da Freguesia, alertando para a proibição de deitar lixos nesses locais.

Apoiaram-se ainda os Projetos Eco Escolas, oferecendo equipamentos, apoiando iniciativas, e mantendo e ajudando a construir novas hortas na Escola EB 23 e na Escola Secundária.

Em 2017, em conjunto com alunos da Escola Secundária, efetuou-se uma ação de sensibilização na Zona da Nªa Sra. dos Campos, que serviu para e diagnosticar e recolher inúmeros lixos, que foram posteriormente entregues no Eco Ponto.

“A sustentabilidade ambiental da nossa Região é uma tarefa de todos. Por isso, o apelo à participação da comunidade em todas as ações realizadas no âmbito desta componente é fundamental”, refere a autarquia liderada por João Campolargo.