RTP apresenta o documentário “Mar Maior”.

2023-10-08 15:52

Categoria: 

Concelho: 

A RTP apresenta esta segunda o documentário “Mar Maior”.

Trata-se de uma nova jornada cinematográfica que mergulha na história e na cultura da pesca à linha do bacalhau, destacando a dedicação e a coragem dos pescadores portugueses que enfrentavam os desafios de uma atividade extremamente dura e perigosa.

Com 56 minutos de duração, este filme mergulha nas profundezas dos mares da Terra Nova e da Gronelândia retratando a tradição da pesca à linha do bacalhau, mantida pelos pescadores portugueses ao longo de cinco séculos de história, bem como as relações entre portugueses e canadianos e ainda a construção naval em madeira.

Com produção da produtora aveirense Onda Vídeo, realização de Rui Bela e guião de Senos da Fonseca, o documentário produzido em exclusivo para a RTP tem exibição marcada para esta segunda-feira, dia 9, às 23h.

“Esta obra, pretende ser um tributo não apenas à pesca à linha do bacalhau, mas também ao espírito de perseverança e resiliência dos pescadores portugueses, que enfrentavam tempestades e condições adversas, mantendo viva uma tradição secular”, refere o realizador.