Rotary Club de Ílhavo promove gala que celebra 20º aniversário e distingue carreira de Carlos Gouveia.

2016-03-30 14:14

Categoria: 

Concelho: 

O Rotary Club de Ílhavo vai levar a efeito, na próxima sexta-feira, uma Gala e Jantar comemorativos do 20º aniversário da fundação do clube com homenagem a Carlos Gouveia. Esta cerimónia ocorrerá no Centro Cultural de Ílhavo a partir das 20h00 e está prevista a presença de cerca de 300 convidados.

Do programa das comemorações consta ainda o lançamento de uma brochura com um resumo histórico do mandato de cada um dos 20 presidentes do RCI, ilustrado com um conjunto de fotografias alusivas aos eventos organizados ao longo destes 20 anos.Destaque ainda para o lançamento de um vinho tinto “20 anos” (Bairrada -1996) com rótulo e caixa de madeira personalizada; uma mostra fotográfica com mais de 5000 fotografias e uma emblemática exposição das 6 jerseys produzidas até ao momento para a prova de BTT Rota do Bacalhau.

A Gala homenageia os sócios fundadores com a atribuição de um galardão alusivo à data; distingue João Resende, Mestre Alberto, Anselmo Santos e António “Cozinheiro” (a título póstumo) e distingue como Profissional do Ano 2016, Carlos Gouveia, como reconhecimento do “elevado mérito profissional que sempre tem colocado a sua vida profissional ao serviço da comunidade”.

O clube liderado por Mário Fernandes elogia a atividade docente, enquanto professor de Educação Física, e a ligação ao Basquetebol, “promovendo hábitos de vida saudável na juventude ilhavense ao longo de décadas e projetando, pelo treino sistemático e competência na ação, o nome do Illiabum Club e da própria cidade Ílhavo no panorama desportivo nacional”.

Depois da Gala, será servido no foyer do Centro Cultural de Ílhavo, um jantar com uma sugestiva ementa à base de bacalhau, não faltando o tradicional bolo de aniversário. 

Em Junho de 1996, decorreu na galeria municipal de Ílhavo, a cerimónia de oficialização do Rotary Clube de Ílhavo com a entrega, ao seu Presidente, da "Carta Constitucional". O Rotary Club de Aveiro foi o clube padrinho.

O documento de legalização do clube foi entregue pelo Governador da zona Norte, Alcino Cardoso, ao primeiro Presidente do Rotary Clube de Ílhavo, João Resende, em 1 de Abril de 1996.

Na lista de fundadores contam-se os nomes de João Bela, Carlos Sarabando, Manuel Caçoilo Misca, Ribau Esteves, Fernando Mouzinho, Manuel Galante, Pedro Cristo, Vasco Lagarto, João Madalena, Dina Oliveira, José Rafeiro, Álvaro Ramos, João Domingos Ribeiro, José Sacramento, João Resende e Mestre Alberto.