Rota das Padeiras mostra as tradições de Vale de Ílhavo.

2017-03-22 15:04

Categoria: 

Concelho: 

A Rota da Padeiras anima Vale de Ílhavo. Em nome da tradição o próximo fim de semana será dedicado ao fabrico de pão e folar.

Esta iniciativa, uma parceria entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a Associação Cultural e Recreativa Os Baldas, além da exposição de objetos atuais e antigos para a confeção das Padas, Folares e outras iguarias, inclui também no seu programa momentos de animação, visitas a moinhos e às padarias onde também se pode aprender esta arte e tradição local e conhecer todos os produtos que lhe estão associados.

Esta sexta à noite, entre as 23h e as 3h, há “Porta Aberta” com a “mão na massa” num circuito de inscrições limitadas. Sábado, às 15h00, abertura oficial com degustação de folar e visita animada à exposição "Vale de Ílhavo, rituais com história e tradição".

Seguem-se workshops, showcooking, bailarico tradicional com música ao vivo (TradeFolk) e degustação de pão com bacalhau.

No domingo, dia 26, às 14h00, boas vindas com os Cardadores de Vale de Ílhavo, sessões de showcooking "Padas de Vale de Ílhavo" e workshop animado "Artefatos de massa de pão" (animação com companhia Jenius).

Na Segunda feira, 27 de março, há atividades de Serviço Educativo para escolas com visita guiada à Moagem e à exposição "Vale de Ílhavo, rituais com história e tradição" e showcooking “pão com chouriço”.

foto: CMI