Rota das Padeiras homenageia tradições de Vale de Ílhavo.

2018-02-28 11:50

Categoria: 

Concelho: 

Rota das Padeiras volta a homenagear tradições de Vale de Ílhavo. A Rota das Padeiras mobiliza 15 padeiras entre 9 e 12 de março, na sede da Associação Cultural e Recreativa Os Baldas, em Vale de Ílhavo.

A iniciativa, com entrada gratuita, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a Associação Cultural e Recreativa Os Baldas e tem o intuito de homenagear as padeiras e o pão tradicional de Vale de Ílhavo, preservando e fortalecendo os valores identitários e culturais do Município.

A edição deste ano abre no dia 9 de março, com a edição de estreia do ciclo de conversas “Em Ílhavo Acontece à Sexta”, sobre a Padeira de Vale de Ílhavo. Pela noite dentro, as padeiras abrem a porta das suas padarias e convidam os participantes a “meter a mão na massa” e mostram como se amassa e coze em forno a lenha as tradicionais padas e folares de Vale de Ílhavo.

A abertura oficial da Rota das Padeiras acontece no dia seguinte, sábado, 10 de março, e é a partir daí que começa a animação na sede da Associação Cultural e Recreativa Os Baldas.

Até ao final das tardes de sábado e de domingo, 10 e 11, há várias atividades a decorrer, como workshops de artesanato, showcookings de padas e folares, degustações, animação musical, dança, teatro de fantoches e até uma visita dos Cardadores de Vale de Ílhavo.

A manhã e início da tarde de segunda-feira, 12 de março, são dedicadas às crianças, inseridas em grupos escolares, com visitas guiadas às moagens de farinha e showcookings de padas de Vale de Ílhavo.