Risco máximo de incêndio na Região de Aveiro. Focos em Anadia e Esgueira combatidos por 17 bombeiros.

2018-10-02 08:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Já está em vigor o alerta máximo em vários distritos do país para as temperaturas elevadas e o vento que representam fatores de risco elevado para os incêndios.

A decisão do Ministro da Administração Interna mereceu o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta em 13 distritos.

A Situação de Alerta abrange os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, no período que vai até à meia noite de quarta-feira.

O tempo seco e quente, com temperatura em valores acima da média para esta época do ano, intensificação do vento de quadrante leste, representa um quadro de agravamento evolutivo do risco de incêndio.

Tudo agravado pela existência de grande disponibilidade do combustível florestal, fruto do período de tempo quente que o país atravessou desde o mês de agosto.

Estes fatores poderão contribuir para a eventual ocorrência e propagação rápida de incêndios. Com o prolongamento do período crítico até 15 de Outubro, não é permitido realizar queimadas, fogueiras ou utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos.

Ao início da manhã desta terça, havia pequenos focos de incêndio em Famalicão (Anadia), na zona de Mogofores e Esgueira (Aveiro). Pouco mais de uma dezena de homens com o apoio de quatro viaturas estavam no terreno em cada um destes focos. Esgueira estava já em fase de resolução depois das 8h da manhã.