Risco de incêndio no máximo com Aveiro em alerta vermelho.

2019-09-03 17:43

Categoria: 

Concelho: 

Devido ao elevado risco de incêndio o Distrito de Aveiro é um dos que estão em alerta vermelho.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu, ontem, um Alerta Vermelho para 13 distritos do país, um dos quais o Distrito de Aveiro, devido às temperaturas elevadas previstas para os próximos dias, ao esperado aumento de ignições e ao risco agravado de incêndios.

O Aviso de Alerta Vermelho, o mais elevado da escala, entrou em vigor às 00h00 do dia 4 de setembro (quarta-feira) e vigora até às 24h00 do dia 8 de setembro (domingo).

É proibido fazer queimadas sem autorização; utilizar fogareiros e grelhadores em espaço rural; fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais; lançar balões de mecha acesa e foguetes; o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal; é proibido fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas; proibido usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo.

O vento soprará moderado (até 30 km/h) do quadrante Leste, até sexta, e depois espera-se o aumento da intensidade.

A humidade relativa do ar baixa em todo o território, entre 20 e 30% exceto a faixa litoral, entre 10 e 20% no interior, com fraca recuperação noturna no interior e litoral Centro, e sotavento algarvio.

A temperatura máxima estará acima de 30ºC na generalidade do território, incluindo a faixa costeira, e entre 35 e 39ºC na bacia do rio Tejo, Estremadura, no Alentejo e nas regiões do centro e no interior algarvio.

O Ministro da Administração Interna e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assinaram o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta no período compreendido entre as 00h00 do dia 4 de setembro e as 23h59 do dia 8 de setembro de 2019, para todo o território de Portugal Continental.Portugal está em Estado de Alerta Especial nível Vermelho do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Dá-se a elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas.

Reforço da mobilização em permanência das equipas de sapadores florestais e a Força Aérea disponibiliza meios aéreos para, se necessário, estarem operacionais nos Centros de Meios Aéreos a determinar pela ANEPC.A Declaração da Situação de Alerta determina também o imediato acionamento das estruturas de coordenação institucional territorialmente competentes (Centro de Coordenação Operacional Nacional e Centros de Coordenação Operacionais Distritais).