Ria de Aveiro Weekend com cartaz repleto de atividades.

2017-06-30 10:23

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro promete ser, mais uma vez, o ponto alto do Ria de Aveiro Weekend. Este sábado, a partir das 13h, dá-se a partida do Porto de Abrigo da Torreira da etapa competitiva da Regata dos Moliceiros.

Trata-se de uma organização da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro com a parceria da Câmara Municipal da Murtosa, do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” e do Sporting Club de Aveiro, em mais um momento de promoção da Ria de Aveiro e das suas embarcações tradicionais.

No domingo o Cais da Fonte Nova, em Aveiro, acolhe mais uma edição do Concurso de Painéis (pelas 11h00), seguindo-se a entrega dos prémios da regata e do concurso de painéis (pelas 12h30). Pelas 14h00 dá-se o desfile das embarcações pelos canais, entre a Fonte Nova e o canal das pirâmides, seguindo-se a saída através das eclusas.

Outro dos momentos é a Festa da Botadela, este sábado, entre as 10h00 e as 14h00 no Ecomuseu da Marinha da Troncalhada. Trata-se de uma festa anual que traduz a alegria do marnoto em botar a sua marinha a sal. Com a solidária ajuda de familiares ou do pessoal das marinhas mais próximas, iniciava-se neste dia, a dura faina de arear os meios ou cristalizadores, o arriar da moira dos meios de cima, para os meios de baixo e a produção de sal.

Na botadela, enquanto os homens aream os cristalizadores, as mulheres confecionavam, o jantar da botadela (almoço) - o tradicional escoado de bacalhau, com feijão-verde. No fim do jantar todos cantam e dançam músicas identitárias, apresentando-se algumas delas, alusivas à própria botadela.

A Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro, os espetáculos do AgitÁgueda, o AlbergariaconVida, a Feira da Vinha e do Vinho, o Torneio Internacional de Andebol da Cidade de Estarreja, a Festa em honra de Nossa Senhora da Penha de França na Vista Alegre, Visita Guiada aos Percursos NaturRia na Murtosa e à COMUR – Museu Municipal da Murtosa, a Feira Nacional do Mirtilo, o Vagos Sensation Gourmet, a festa da Botadela no Ecomuseu Marinha da Troncalhada em Aveiro e visitas guiadas ao BioRia em veículo elétrico, em Estarreja, são algumas das principais propostas do Ria de Aveiro Weekend.

Em Albergaria a autarquia destaca o evento AlbergariaConvida como aposta na divulgação das atividades das associações locais.

Este é um fim de semana marcado pelo Vagos Sensation Gourmet evento dedicado à gastronomia e que inclui animação cultural. 

Este sábado, na Praia da Vagueira, a Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia organiza em conjunto com a GestiCook a terceira edição dos “Chefs à Pesca” com 13 chefs nacionais e internacionais envolvidos na pesca artesanal, com o auxílio de juntas de bois e pescadores vestidos a rigor, em que o peixe do litoral português vai estar em destaque.

Uma experiência enriquecedora, totalmente diferente do comum, vai ter a participação do chef anfitrião Luís Barradas que juntamente com outros 12 chefs convidados – Arnaldo Azevedo, Bruno Rocha, Catea Gourmon, Craig Grozier, Daniel Cardoso, Joe Best, Luca Bordino, Luís Gaspar, Paulo Matias, Rodrigo Castelo, Tiago Emanuel Santos e Vasco Coelho Santos - vão preparar no areal da praia diversos tipos de carvão para assar o peixe que pescaram previamente com pescadores profissionais.

José Borralho, da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária, explica que se trata de um evento que valoriza o pescado nacional (com áudio).