Ria de Aveiro Weekend com animação em 11 municípios no primeiro fim de semana de Julho.

2019-06-28 08:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Ria de Aveiro Weekend (RAW) está de regresso à Região de Aveiro, com um programa de eventos que convida a descobrir o território através da cultura, do património, das artes, da música, das festas e da gastronomia, entre outras atividades.

Entre 5 e 7 de julho, os 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) celebram em rede a riqueza da Região nas suas mais diversas expressões.

Da agenda do RAW, destaca-se a Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro, um evento histórico e emblemático que se realiza no sábado, dia 6, e que terá um programa próprio de animação, nos pontos de partida e de chegada, com atividades musicais e educativas, que convidam o público a viver esta icónica tradição.

Com saída da Praia da Torreira, Murtosa, às 14h30, a Grande Regata dos Moliceiros conta com 15 embarcações, que, engalanadas, prometem uma competição única, repleta de cor e animação.

A chegada a Aveiro e a entrada no Cais da Fonte Nova, está prevista por volta das 16h30, onde decorrerá uma parada de embarcações acompanhada de música ao vivo e outras performances artísticas.

Às 19h00, apresenta-se o projeto assinado pela companhia inglesa Walk the Plank, que resulta de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses em conjunto com participantes dos 11 municípios da CIRA, “numa celebração simbólica e afetiva sem precedentes”.

Promovido pela CIRA, o Ria de Aveiro Weekend integra uma agenda de eventos Intermunicipal, que arranca na Murtosa no dia 5, às 18 horas, com o programa “Ao Sabor da Ria” e que inclui visitas guiadas e degustação no COMUR - Museu Municipal.

Às 21h30, há ainda uma performance de luz e fogo, na Praia da Torreira, concebida pela companhia Walk the Plank com a comunidade, junto da qual promoveu diversas oficinas criativas.

Nos dias seguintes, as visitas guiadas repetem-se, estando ainda prevista no COMUR a inauguração da exposição de pintura “Viajante nas Confrarias”, de Abílio Guimarães.

Em Águeda destaque para o início do festival AgitÁgueda com “Silent Party”, às 22 horas, no dia 5, para “Encontro Homens Estátua”, “Live Bodypainting” e Gipsy Kings, no sábado, e “Luís Represas e a Orquestra Filarmónica” 12 de Abril, no domingo, às 21h30.

Em Albergaria-a-Velha destaque para a exposição de Desenho e Pintura Retrospectiva de Paulo Tanoeiro, na Biblioteca Municipal, sexta e sábado, enquanto Anadia propõe, para sexta-feira, o ritmo de “Às Sextas na Praça” e convida a assistir às Marchas dos Santos Populares.

Aveiro recebe no sábado o Concerto Comemorativo do 37.º aniversário do Coral Polifónico, no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro, e o Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição para a Infância, no Museu de Aveiro.

No domingo, a partir das 10 horas, o evento ao Sabor da Ria, dedicado ao Sal e Salicórnia com visita guiada com degustação à Salina Cale de Oiro, e o concurso de pintura de painéis dos moliceiros, onde será demonstrada a mestria de uma arte vibrante, colorida e inspirações hilariantes. Até às 13 horas, há atividades para todos os públicos, com jogos, pinturas de painéis e oficinas, no Cais da Fonte Nova.

Estarreja acolhe o Festival Internacional de Músicas do Mundo e em Ílhavo celebram-se as Festas da Vista Alegre, em honra de Nossa Senhora da Penha de França, onde decorrem oficinas, visitas e concertos a partir das 10 horas, no Complexo do Bairro Vista Alegre.

Sean Riley & The Slow Riders e Tiago Bettencourt são os artistas convidados para os concertos de sexta e sábado à noite, respetivamente.

Quem quiser ficar a saber tudo sobre as ostras da Ria de Aveiro, pode participar por inscrição no workshop “Sentidos do Mar”, no Mercado do Peixe da Costa Nova, que acontece no sábado entre as 14h00 e as 16h30.

Oliveira do Bairro propõe para sexta-feira, a partir das 22 horas, o concerto de Rui Veloso na ExpoBairrada, seguindo-se, no sábado, a fadista Ana Moura e, no domingo, Quinta do Bill com União Filarmónica o Troviscal.

Ovar propõe o “Arraial da Barrinha”, com atuações de Áurea (dia 5), Marta Ren (dia 6) e You Can’t Win Charlie Brown (dia 7).

Em Sever do Vouga, o Centro das Artes e do Espetáculo acolhe, no sábado, o FESTIM - Festival Internacional de Músicas do Mundo.

Vagos aposta na gastronomia com o “Vagos Sensation Gourmet”, um evento que contará durante três dias com a presença de chefs nacionais e internacionais, showcookings e degustações das melhores e mais saborosas iguarias da Região de Aveiro.

Decorre entre as 16h30 e as 22 horas, na Praia da Vagueira.