Reunião da Rede Culture Next realizou-se em Aveiro.

2018-10-08 18:20

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Aveiro acolheu, nos dias 1 e 2 de Outubro, a terceira reunião da rede Culture Next a qual a cidade de Aveiro integra enquanto membro fundador. A propósito desta reunião estiveram reunidos em Aveiro gestores culturais representantes de seis países europeus, designadamente Roménia, Lituânia, Hungria, Reino Unido e Portugal estando representadas por Portugal as cidades de Aveiro, Braga e Faro.

A Rede Culture Next foi fundada em 2017 em Cluj, na Roménia, integra antigas e atuais cidades candidatas a capital Europeia da Cultura e tem como âmbito a partilha de boas práticas sobre estratégias de desenvolvimento cultural nas cidades e a promoção do desenvolvimento de projetos em cooperação e parceria.

"No âmbito desta reunião de trabalho, os membros da Culture Next tiveram oportunidade de visitar a cidade de Aveiro e conhecer em maior detalhe alguns locais e elementos essenciais da dimensão cultural da cidade e do seu potencial de desenvolvimento". As sessões de trabalho "permitiram conhecer casos de estudo das cidades participantes, discutir em conjunto desafios comuns, assim como apresentar projetos que venham a poder concretizar-se através de parcerias europeias entre os membros da rede".

A organização deste encontro internacional "incluiu também uma sessão de trabalho para partilha de experiências e de boas práticas sobre Estratégias de Desenvolvimento Cultural nas Cidades e contou com a presença de dois peritos internacionais – Mattjis Maussen (consultor independente especialista em Capitais Europeias da Cultura e Stefan Teisanu (Gestor cultural e diretor do Centro Cultural de Cluj, Roménia)".

"Após duas reuniões iniciais em Cluj-Napoca, a reunião da Culture Next em Aveiro foi particularmente importante no que diz respeito à definição dos objetivos futuros da rede, nomeadamente ao nível da sua potencial influência na definição de políticas culturais europeias. Por outro lado, o plano de trabalhos desenvolvido e o acolhimento pelo Município de Aveiro foram entendidos pelos demais membros da rede como uma boa prática e um formato a seguir nos próximos encontros, tendo a próxima reunião ficado agendada para Maio de 2019, em Debrecen".

A reunião da Rede Culture Next integra-se no processo de elaboração do Plano Estratégico para a Cultura do Município de Aveiro.