Research Day promove troca de experiências de investigação na UA.

2015-05-19 20:36

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro promove, esta quarta, a partir das 9h00, o Research Day, evento de troca de experiências de investigação que é também um retrato do conhecimento e da inovação produzidos na Academia. Entidades gestoras de ciência, dirigentes de instituições de investigação estrangeiras e unidades de inovação em empresas vão participar nesta edição do evento que decorre no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro e espaço contíguo.

O Research Day constitui também um momento de balanço sobre um ano de investigação na UA, universidade avaliada com excelentes prestações em 10 parâmetros, de acordo com o U-Multirank, por isso, uma das seis melhores a nível nacional, e reiteradamente colocada entre as melhores do mundo com menos de 50 anos pelo ranking do Times Higher Education.

No entanto, salienta o Vice-reitor para a área da Investigação, José Fernando Mendes, “a quantidade de publicações tem vindo a aumentar, ainda há margem para melhorar, dado que o impacto dessas publicações pode subir bastante mais. Assim como a criatividade, a excelência, em suma, a qualidade pode melhorar ainda mais”, acrescenta.

Palestrantes convidados vão dar a conhecer novos modelos de investigação em instituições estrangeiras e apresentam as suas perspetivas de como se cria valor com o conhecimento e de como se pode inovar.

São convidados nesta edição, Alessandro Curioni, Vice-presidente da IBM Research, em Zurique, Geoff Rodgers, Vice-reitor da Brunel University London, Paulo Pereira, Vice-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Lars Montellius, diretor-geral do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e Sérgio Salústio, diretor de Desenvolvimento da Bosch.