Renault Cacia: Administração e trabalhadores 'abraçaram-se'. "Greves não causaram despedimentos, foi bom para todos" - Hugo Oliveira (CT).

2015-06-01 13:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os trabalhadores da Renault Cacia aprovaram em plenário um acordo sócio-laboral com a Direcção da empresa.

"Um aumento de 30 euros, a passagem de 45 trabalhadores à condição de trabalhadores efectivos e a manutenção da reposição do valor de inflação" foram questões salvaguardadas no acordo que será assinado esta semana.

A Comissão de Trabalhadores fala em “cedência da Direcção” nas principais matérias reivindicadas pelos trabalhadores salientando que “a paz social está de volta" à Renault Cacia.

"O aumento salarial de 30 euros, quando a proposta da administração era de 12 euros, a passagem de trabalhadores à efectividade, foram factores determinantes para o acordo" que tem efeitos retroativos (começando a 1 de Janeiro de 2015).

As greves provocam, por norma, danos financeiros e sociais mas, "mais importante do que os danos foi o acordo que elimina qualquer dano. Não é sensato, agora, falar dos danos que rapidamente serão esquecidos. Nenhum trabalhador foi despedido", garantiu Hugo Oliveira da Comissão de Trabalhadores. Trabalhadores e administração da Renault Cicia chegaram a acordo. "Acabaram" os períodos de conflito na unidade de Cacia.