Reitor da UA reclama mais meios financeiros e anuncia prioridade ao reforço de residências.

2019-01-23 10:59

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Reitor da Universidade de Aveiro anuncia que a UA vai receber o segundo colóquio de reflexão sobre o ensino superior.

Depois da primeira sessão, em Lisboa, os encontros seguem em Aveiro e talvez no Porto ou, em alternativa, em Braga.

O financiamento é decisivo por exemplo ao nível da capacitação das universidades para regularizar vínculos laborais. Só no caso da UA implicou um esforço suplementar de cerca de um milhão de euros.

Paulo Jorge Ferreira afirma que o estado que é “rápido e ágil” a cortar tem de seguir um ritmo idêntico no momento da reposição de rendimentos para evitar a asfixia das instituições e garantir condições ao cumprimento da lei (com áudio)

Entrevista de Paulo Jorge Ferreira ao programa “Conversas” numa leitura sobre os primeiros 8 meses de mandato. Analisa as políticas sociais e revela que o investimento em novas residências tem de ser assumido pela Academia.

No momento em que surgiram apelos à limitação do alojamento local na cidade de Aveiro, o Reitor assume uma via mais virada para o interior admitindo que a ampliação da área de residências no Crasto é uma das apostas previstas.

Outro dos temas em destaque é a ampliação do PCI.

O Reitor da Universidade de Aveiro afirma que o Parque da Ciência caminha em passo acelerado para a ocupação total do espaço disponível e que o futuro deverá implicar a ampliação.

Paulo Jorge Ferreira assumiu, em entrevista à Terra Nova, que estão a surgir multinacionais interessadas em ocupar espaço naquele parque de ciência localizado na Coutada, na fronteira entre Ílhavo e Aveiro.

O Reitor aproveita a oportunidade para apelar ás autarquias de Aveiro e Ílhavo para a criação de um acesso dedicado ao campus do Crasto que está próximo mas cuja ligação é feita pela EN 109 (com áudio).

Paulo Jorge Ferreira em entrevista para ouvir às 19h.