Região de Aveiro apresenta plataforma para Sistema Integrado de Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos.

2024-01-31 09:00

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro apresentou, em Anadia, a plataforma digital Sistema Integrado de Gestão de Riscos Naturais e/ou Tecnológicos da Região de Aveiro (SEGURA).

Na abertura, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, destacou o reforço do investimento no que respeita à Proteção Civil, a vários níveis, “numa estreita parceria com os Bombeiros Voluntários”.

Para o presidente da CIRA, Joaquim Baptista, “o sucesso da Proteção Civil é a capacidade de nos podermos articular e colocar os recursos ao serviço dos demais para que todos juntos sejamos capazes de ultrapassar todas as dificuldades que possam surgir”.

Relativamente à nova plataforma Segura, o responsável da Região de Aveiro, “espera que seja uma ferramenta que possa estar ao serviço de todos para uma maior eficácia da proteção civil”.

Para além da apresentação da nova plataforma, foram ainda abordados outros temas, nomeadamente “o Sistema de proteção civil; organização geral e mudanças”; “o Patamar municipal da proteção civil: Unidades Locais de Proteção Civil - para Autarcas de Freguesias”; “Estratégia Nacional para a Proteção Civil Preventiva 2030”; e “Programa Aldeia Seguras, Pessoas Seguras”.