Região Centro é a segunda região portuguesa mais bem posicionada no Índice de Competitividade Regional da União Europeia.

2017-06-14 09:22

Categoria: 

Concelho: 

A Região Centro é a segunda região portuguesa mais bem posicionada no Índice de Competitividade Regional da União Europeia (191.ª), sendo apenas superada pela Área Metropolitana de Lisboa (139.ª). Esta é a conclusão do estudo elaborado pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia.

A posição ocupada por Lisboa revela que em Portugal, à semelhança das restantes regiões europeias, existe a tendência para um modelo policêntrico, com a capital a ser o principal motor da competitividade.

Uma realidade que está em discussão neste momento em Portugal atendendo às candidaturas das cidades que pretendem albergar a Agência Europeia do Medicamento. 

Londres vai deixar de ser a sede dessa agência e o Governo Português assume que irá candidatar Lisboa perante a contestação do Porto que assegura ter todas as condições para albergar a agência.

Em termos globais, o Índice de Competitividade Regional (ICR) da Comissão Europeia, divulgado pela primeira vez em 2010 e publicado de três em três anos, permite a cada região monitorizar e avaliar o seu desenvolvimento face às restantes regiões europeias.

Este índice mede de que forma as autoridades regionais e locais podem influenciar ou mesmo determinar a competitividade de uma região, a qual pode definir-se como a capacidade de uma região para oferecer um ambiente atrativo e sustentável às suas empresas e aos seus residentes.

Para Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), “os dados do Índice de Competitividade Regional revelam que a região Centro tem um bom conjunto de infraestruturas em termos de educação, produção de conhecimento e condições de vida”.

“O desafio está em multiplicar os casos de sucesso, ou seja, consolidar e aumentar a competitividade da indústria existente na região e promover a passagem do conhecimento para a sociedade, que se faz através da criação de startups, de projetos em parceria entre os centros de conhecimentos e as instituições e empresas, e criando um contexto e uma envolvente estável e amigável para as empresas”.

O ICR baseia-se nas regiões estatísticas NUTS II, sendo composto por 11 pilares, classificados em três grupos: Básico, Eficiência e Inovação, que pretendem avaliar os pontos fortes e fracos da competitividade de uma região.

O grupo Básico compreende os fatores de base de uma economia (instituições; estabilidade macroeconómica; infraestruturas; saúde e ensino básico), enquanto que a Eficiência pretende analisar a competitividade de uma economia através das características da mão de obra e do mercado de trabalho (ensino superior, formação e aprendizagem ao longo da vida; eficiência do mercado de trabalho e dimensão do mercado). Já o grupo da Inovação representa o estádio mais avançado da economia, preocupando-se em avaliar a sua maturidade tecnológica, sofisticação empresarial e inovação.

Em 2016, a Região Centro é das três regiões portuguesas com o melhor posicionamento nos grupos Básico e Eficiência, onde se destacam, respetivamente, as componentes da saúde e do ensino superior, formação e aprendizagem ao longo da vida.