Regata de Moliceiros é "bandeira" no Ria de Aveiro Weekend.

2018-06-28 10:13

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro inicia esta sexta três dias de atividades na 6ª edição do Ria de Aveiro Weekend.

Parceria com os 11 municípios associados em que as atividades em torno da ria estão em plano de destaque e em que a Grande Regata dos Moliceiros é o evento mais esperado do fim-de-semana, dando início um projeto artístico internacional.

Ao longo de 3 dias, mais de 50 eventos de arte, cultura, desporto e gastronomia, distribuídos pelos 11 municípios, convidam a descobrir a Região de Aveiro, os seus lugares, sabores, tradições e criatividade.

A Grande Regata dos Moliceiros acontece na tarde de sábado, dia 30 de junho, e reveste-se, este ano, de um espírito ainda mais festivo, contando com um programa de animação complementar que integra atividades musicais e educativas, convidando o público a viver esta icónica tradição.

Os momentos de animação da Regata acontecem tanto na sua partida, no Porto de Abrigo da Torreira, na Murtosa, como à chegada dos moliceiros aos Canais Urbanos de Aveiro.

Na manhã de domingo, dia 1 de julho, será realizada a exposição e competição das pinturas dos painéis dos moliceiros no cais da Fonte Nova, sendo organizadas atividades pedagógicas para famílias que visam valorizar este património da região e do país.

A Grande Regata dos Moliceiros de 2018 marca igualmente o arranque de um projeto artístico de envolvimento comunitário, a desenvolver em parceria com a companhia Walk The Plank.

Walk the Plank (http://walktheplank.co.uk/) é uma companhia inglesa baseada em Liverpool com um longo currículo internacional que inclui espetáculos como a abertura de Capitais Europeias da Cultura, a cerimónia inaugural dos Jogos da Commonwealth, entre muitos outros eventos de grande impacto visual e mediático.

Rendidos às potencialidades da Ria de Aveiro e ao caráter único da tradição dos moliceiros, John Wassel e Liz Pugh, fundadores da Walk the Plank irão acompanhar a edição de 2018 da Grande Regata dos Moliceiros.

A sua presença irá dar início a um processo de capacitação e criação colaborativa, que se manterá ao longo dos próximos 12 meses, e que terá como resultado um grande espetáculo aquático que coincidirá com a Regata de 2019, celebrando o seu valor simbólico e afetivo.

As festas da Vista Alegre e a regata de aniversário da Associação Náutica da Gafanha da Encarnação fazem parte do programa, no sábado, em Ílhavo, numa programação que integra ainda o cartaz festivo de Municípios como Anadia (Feira da Vinha e do Vinho) e Sever (Feira do Mirtilo).