Regata de Grandes Veleiros já está a caminho do Porto de Aveiro.

2016-08-01 17:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Já arrancou a primeira etapa da viagem da regata de Grandes Veleiros que faz a ligação entre Cádiz e La Coruña (Espanha) com passagem pelo Porto de Aveiro na Gafanha da Nazaré. Os instruendos que fazem a primeira parte do percurso iniciam, este fim de semana, no Sul de Espanha o projeto a bordo de alguns dos maiores e mais belos veleiros do Mundo.

A Câmara Municipal de Ílhavo proporciona o embarque, em condições vantajosas, a perto de meia centena de instruendos já selecionados através de sorteio público. Nesta meia centena de instruendos estão incluídas quatro crianças da IPSS “Obra da Criança” (Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo).

De 5 a 7 de agosto (sexta a domingo), os veleiros estão de portas abertas para receber todos os que os queiram visitar e no dia 8 despendem-se do Município em desfile. Ao longo de quatro dias haverá concertos, animação de rua, mostra de artesanato e de antiguidades, desfile das tripulações, atividades desportivas (canoagem, mergulho, paintball, simulador de vela e de surf, etc.), gastronomia, entre outras ações.

Uma das novidades deste ano é a concentração da maioria das ações de animação no cais, junto aos veleiros. Ali mesmo, as tripulações receberão também todo o apoio que necessitam (prestado por uma equipa de cerca de 100 pessoas, constituída por funcionários da Câmara Municipal de Ílhavo e voluntários), entre transportes, acesso a serviços de lavandaria, supermercado, reparações, cuidados de saúde, entre outros. Será montada uma pequena cidade no cais, para que as tripulações tenham tudo o que precisam à sua disposição.

Novidade será também a iniciativa “Ao Leme com Ciência Viva – Festival de Ciência”, que decorrerá nos dias 6 e 7 de agosto, sábado e domingo numa parceria com a Fábrica de Ciência Viva.

Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, já assumiu que este é um momento importante para projetar a tradição marítima do Município (com áudio).